Brasserie Bento: o melhor da gastronomia francesa em Luanda Restaurantes

brasserie bento, Morro Bento, Luanda - Luanda
$$$$
 30/05/2018

Situado em pleno Morro Bento, nas imediações da Clínica Multiperfil, o Brasserie Bento é um pequeno pedaço de França em Angola; é um oásis de bom gosto, sustentabilidade e elegância, onde o amor pela culinária francesa é evidente a cada garfada. Aberto em Março de 2017, esta Brasserie já conseguiu conquistar o seu espaço entre a cada vez mais exigente comunidade local, sendo bastante concorrido aos fins de semana não só pela sua cozinha como também pelo seu ambiente. Porque na verdade, o Brasserie Bento é mais que um restaurante: é um espaço multi-usos com piscina, bar, lounge e hotel.

Desde já, surge a pergunta: mas o que é uma brasserie, afinal? Nas palavras do restaurante:

"Na França e no mundo francófono, uma brasserie é um tipo de restaurante francês com um ambiente descontraído, que serve pratos simples e outras refeições. A palavra brasserie é também francesa para “brewery” e, por extensão, “o negócio de cerveja”. O que é Brasserie Bento? É uma típica brasserie francesa com um toque africano. Um ótimo lugar em Luanda, onde pode desfrutar de cozinha francesa requintada, dos excelentes vinho francês, dos cocktails surpreendentes, e pode ainda passar um dia relaxante perto da piscina."

Mas esta do Morro Bento é uma brasserie especial: para além do descrito acima, há também noites de música ao vivo, em que predominam ritmos suaves em concertos intimistas e acústicos; é possível alugar o espaço para eventos privados; e aos fins de semana, é um sítio ideal para levar os pequeninos à piscina.

O Espaço

Ao entrar para o recinto da Brasserie, ficará logo mais descansado(a) ao perceber que o espaço tem um parque de estacionamento privado e vigiado. Contudo, por fora não se tem noção do que nos espera no interior do complexo. Após passar a área da recepção, dará finalmente de caras com a piscina da brasserie e a linda decoração da casa, envolvendo diversas texturas, cores, e muito bom gosto. O uso da madeira, incluindo paletes deste mesmo material, é constante, e é evidente que os proprietários do espaço fazem bom uso de materiais sustentáveis e facilmente recicláveis, fazendo o reaproveitamento de várias peças e dando um toque mais humano e autêntico à esplanada.

No edifício adjacente à piscina está a sala de jantar, decorada com certos detalhes africanos numa perfeita harmonia entre a tecnologia e o pano, o africano tradicional e o africano chic, mais moderno. Uma das paredes laterais é coberta por um longo espelho de vidro que dá-nos a ilusão da sala ser maior do que realmente é, e sempre que se abre ou fecha a porta de entrada ouvirmos o canto de passarinhos (não passarinhos vivos: é apenas um efeito sonoro automático).

A sala tem a capacidade para cerca de 35 lugares sentados; é, por isso, um restaurante intimista e aconchegante, perfeito para encontros a dois. Para quem goste deste tipo de decoração, é uma das salas de jantar mais bonitas da capital.

A Gastronomia

O conceito da gastronomia do Brasserie Bento é simples: “Ou é feito aqui, ou vem de França,” diz-nos o gerente Oscar Moreira. Existe uma preocupação muito grande em oferecer ao cliente uma experiência nitidamente francesa, e por isso o restaurante faz questão de importar, directamente da França e por via aérea, 200 a 250 kg de produtos frescos. O impacto no menu do Brasserie é óbvio: este é o único restaurante em Luanda onde é possível comer foie gras fresco, ostras francesas, entrecôte vindo directamente de talhos franceses, perna de borrego, e mais. O que não é necessário importar – falamos especificamente de gambas, lagosta, e outros produtos da costa angolana – é comprado no mercado local. Para o chef Mathieu, responsável máximo da cozinha da brasserie, é o melhor dos dois mundos.

O resto é feito no próprio restaurante. Os pasteleiros da brasserie, comandados pela chef Judite, são responsáveis pelo pão quente que é servido no couvert acompanhado de manteiga francesa; é a chef Judite também a responsável pelas deliciosas e famosas sobremesas do Brasserie Bento, que em alguns casos chegam a ser melhor que a entrada e o prato principal.

O sofisticado menu do Brasserie Bento contém outros pratos que não são comuns nos restaurantes de Luanda, tais como o Carpaccio de Saint-Jacques (carpaccio de vieiras com sumo de lima, 6.500 AKZ), a já mencionada Terrine de Foie Gras (6.500 AKZ), linguiça Andouillete com sauce moutarde (molho de mostarda, 7.000 AKZ) ou o clássico Entrecôte com sauce bearnaise (7.000 AKZ). Há também o menu da piscina, com snacks, saladas, sandes e pizzas (os preços do menu da piscina variam entre os 3.000 aos 6.000 AKZ) e, para dias de trabalho, o prato do dia (4.000 AKZ).

Uma típica refeição no Brasserie Bento

Na nossa última visita ao Brasserie Bento, deixamos os nossos destinos degustativos nas mãos do Oscar e do chef Mathieu: eles escolheriam o conteúdo da nossa refeição. Começamos com uma pequena salada de gambas grelhadas, em que a apresentação do prato foi tão boa quanto ao sabor das gambas, grelhadas na perfeição; seguiu-se uma outra salada, desta vez com peito de frango, tomate cereja francês (sim, por incrível que possa parecer, o sabor e a textura são diferentes do tomate cereja vendido cá) e croutons. De realçar que este é dos poucos restaurantes que conhecemos em Luanda com uma bela e composta selecção de saladas.

O campeão entre as entradas: o foie gras com ovo no forno, pois claro. O foie gras fresco é servido por cima de tiras de pão caseiro torrado; já os ovos vieram numa minúscula panela de barro com a gema ainda mole. Naturalmente, besuntamos o pão com foie gras na gema e o resultado foi algo de outro mundo…

Entrecôte com sauce Béarnaise é um dos mais famosos pratos da gastronomia francesa, presente em bistros e brasseries pelo mundo afora. Não podia ser diferente no Morro Bento. Como referido, o entrecôte usado neste restaurante vem directamente de um talho parisiense; o único tempero antes de ir para a grelha é sal grosso, tal a qualidade da carne.

Contudo, o nosso prato preferido no Brasserie Bento – e um que já tivemos o prazer de comer várias vezes, em diversas ocasiões – é o Souris d’agneau braisé au four aux aromates, ou, em português, Borrego estufado três horas no forno com ervas aromáticas, acompanhado com puré de batata. É um dos pratos mais ambiciosos no menu da brasserie mas também um dos mais populares; a carne e tão tenra que practicamente cai do osso. Delicioso.

Para os apaixonados de peixe, recomendamos a posta de salmão (importado, claro) braseada; a pele vem toda crocante, uma textura que contrasta lindamente com a carne tenra, macia e saborosa do salmão. Este prato vem servido com tempura de vegetais.

Para terminar, de forma doce…

Não cometa o erro de sair do Brasserie Bento sem provar as sobremesas. Não mesmo. Existem vários restaurantes em Luanda com deliciosas sobremesas. Mas as deste espaço, feitas pela Chef Judite, responsável pela pastelaria da Brasserie, estão noutro nível. Somos capazes de vir aqui só pelas “Chouquettes de Lila” (chouquettes recheadas com creme com sabor a baunilha) e o “Café Gourmand” (variedades de doces – incluindo uma criminosamente minúscula tarte de chocolate – com café). A melhor opção é pedir o Café o Thé Gourmand: vem com variedades de doces (é sempre uma seleção diferente, dependendo da disposição da Chef Judite) com café ou chá. Outra excelente escolha é o petit gateaux, um dos melhores da cidade.

O que beber…

Destaque tem de ser dado à carta de vinhos da Brasserie, dominada, claro está, por vinhos franceses. Mas como sempre, há alguns vinhos portugueses para os mais teimosos. Não saia de lá sem provar pelo menus um dos cocktails da casa.

Ao sair…

Talvez opte por beber um cocktail a beira da piscina, ou relaxar o estômago repleto numa dos vários sofas confortáveis lá fora, e contemplar o que acabou de comer. Depois, há que planear a próxima visita…

Características

  • Bom para comer sozinho
  • Bom para crianças
  • Bom para grupos
  • Brunch
  • Esplanada
  • Estacionamento
  • Eventos
  • Experiência Premium
  • Jantar romântico
  • Ocasiões especiais
  • Permitido fumar
  • Preferido do LNL
  • Tem Piscina

Cozinhas

  • Francesa

Preços

  • KZ 0,00

Localização

Comentários (1)

  • LeonorNov 2018

    Esse ano voltei à Brasserie Bento, levada pela excelente lembrança da experiência do ano passado. A comida continua muito, os garçons continuam atenciosos...mas, de maneira geral, é com tristeza que afirmo que a qualidade baixou.

Novo Comentário

Horários

  • Monday Closed
  • Tuesday 11 AM - 11 PM
  • Wednesday 11 AM - 11 PM
  • Thursday 11 AM - 11 PM
  • Friday 11 AM - 11 PM
  • Saturday 11 AM - 11 PM
  • Sunday 11 AM - 11 PM
1 pessoas marcaram este sítio