Hotel Ekuikui I: No coração da Cidade Vida Hotéis

Hotel Ekuikui, Huambo - Huambo
 08/04/2019

Texto: Pedro Correia
Fotografia: Vasco Célio


Este artigo foi publicado na edição Dezembro-Janeiro 2016 da Revista Rotas & Sabores, parceiro de mídia do Luanda Nightlife. Leia a revista na sua íntegra aqui.

Ekuikui I terá sido o sexto Rei do Bailundo. Ao revisitar a História, o actual soberano Ekuikui V conta que o Reino do Bailundo foi fundado no século XV por Katyavala Bwila (ou Katyavala I) que viajou de terras do Seles (Kwanza Sul) e se estabeleceu nas cercanias da Halavala (Montanha), terras onde hoje se situa a vila do Bailundo e de que se dizia na época serem verdejantes e fartas em caça.

Neste pedaço de História pode estar o início de mais uma aventura de quem quer visitar a província do Huambo, cujas origens se confundem nos corredores do tempo e nas estórias que se contam do Reino do Bailundo e dos seus soberanos.

Ao chegar de avião ou de carro à “Cidade Vida”, como é agora conhecido o Huambo, uma das opções de alojamento é, precisamente, o Hotel Ekuikui I, situado bem no centro da cidade. De construção recente, esta unidade hoteleira dispõe de 70 quartos equipados com Internet (ligação sem fios que se estende a todo o hotel), televisão e frigobar, mobiliário moderno e decoração elegante ao estilo contemporâneo, com peças feitas à medida.

As duas suites executivas oferecem um ambiente romântico e acolhedor no topo do moderno edifício e com vista para a principal praça da cidade.

No restaurante Longonjo (nome de um dos municípios da província do Huambo), as refeições principais transformam-se em verdadeiros momentos de prazer gastronómico. O buffet abre-se em cheiros e sabores da cozinha angolana e internacional e o serviço à la carte, também às mãos do chef Gonçalo João, oferece iguarias como a Corvina com legumes salteados, azeite, alho e batata cozida ou o Tornedó ladeado com bacon e batatas fritas.

Já o restaurante Caála (nome de outro dos municípios da província do Huambo), oferece o prazer de um pequeno-almoço buffet onde as opções passam pelo “mata-bicho angolano”, com batata-doce, mandioca, banana cozida e uma variedade de carnes e enchidos, pelo “pequeno-almoço continental” e pelo “English Breakfast”, ou seja, pelo pequeno-almoço à inglesa.


O bar Bailundo, situado numa sala junto à piscina exterior, tem como especialidade coloridos e saborosos cocktailsservidos com decorações criativas.


O ambiente descontraído mas ao mesmo tempo luxuoso e elegante da recepção do Hotel Ekuikui I estende-se aos corredores e anicha-se em cada canto das espaçosas salas que guardam verdadeiras obras de arte entre máscaras e esculturas, peças vistosas do rico artesanato angolano. As paredes, quase todas elas, estão tingidas com verdadeiras explosões de cores projectadas pelos muitos quadros do pintor Isaías Sanjiyombiyo Sicato, um artista plástico natural da Tchicala-Tcholoanga (Huambo).

O Hotel Ekuikui I disponibiliza ainda os serviços de transferrent-a-car e babysitting, uma sala de conferências com equipamento de alta tecnologia também para videoconferências e estacionamento privativo.

TOME NOTA

Como ir

A cidade do Huambo situa-se no Planalto Central de Angola, a cerca de 1800 metros de altitude. O avião é o meio de transporte mais rápido e cómodo para lá chegar, em voos TAAG que se realizam todos os dias. No entanto, as ligações por estrada oferecem a possibilidade de conhecer outras belezas de Angola numa viagem de cerca de 690 quilómetros se tomarmos a estrada Luanda/Sumbe/Huambo e de 800 quilómetros se optarmos pela ligação que passa perto da cidade do Lobito, ou seja, Luanda/Canjala/Huambo. A terceira opção pode ser feita pela estrada que liga Luanda/Dondo/Huambo, num total de cerca de 600 quilómetros.

Onde ficar

O Hotel Ekuikui I fica na Avenida Torres Garcia, bem no centro da cidade do Huambo.

Contactos:
+244 241 220 977
www.hotelekuikui.com

Onde comer

O restaurante Longonjo, do Hotel Ekuikui, oferece uma variedade de pratos da cozinha angolana e tradicional em buffet ou serviço à la carte.

Imperdível

Um convívio com a família e amigos na companhia dos saborosos e coloridos cocktails do Bar Bailundo (Hotel Ekuikui I).

Preços médios

O alojamento com pequeno-almoço varia entre os 100.800,00 Akz das Suites Executivas e os 36.400,00 Akz de um quarto duplo. O quarto single custa 31.500,00 Akz.

No restaurante Longonjo, o buffet custa 3.700,00 Akz por pessoa e os pratos servidos à la carte custam, em média, 3.850,00 AKz.

Características

  • Estacionamento
  • Evento profissional
  • Eventos
  • Tem Piscina
  • Vista bonita
  • Wireless Internet

Cozinhas

  • Angolana

Preços

  • Quarto Solteiro

    Single

    KZ 29.000,00
  • Quarto Casal

    Double

    KZ 35.000,00
  • Suite Presidencial

    KZ 90.000,00

Localização

Comentários (0)

Novo Comentário

0 pessoas marcaram este sítio