Vihua Lodge: Um lugar bonito na floresta Hotéis

Vihua Lodge, Lubango - Huíla
$$$$
 03/06/2018

Texto: António Miguel
Fotografia: Vasco Célio

Este artigo foi publicado na edição Dezembro-Janeiro 2014 da Revista Rotas & Sabores, parceiro de mídia do Luanda Nightlife. Leia a revista na sua íntegra aqui.

Sempre sonhou em passar férias rodeado pela natureza? Então temos o destino certo para si: o Vihua Lodge. É um complexo turístico que se situa num dos municípios mais a sul da Huíla, no Chiange, numa fazenda onde também moram vários animais, que visitam os hóspedes, alguns, mesmo à porta de casa – sem sustos, claro. É o turismo natural na sua plenitude.

Situado, mais concretamente, na região da Tunda dos Gambos, no coração da fazenda Três N, o Vihua Lodge é a opção certa para passar uns dias fora da capital, Lubango. O resort surpreende pela arquitectura simples e convidativa, com um acolhimento simpático e com a garantia de puro descanso. Projectado com bungalows e suites, com todo o conforto que é exigido, mantém, no entanto, a simplicidade rústica que caracteriza um espaço inserido na natureza. E este é, talvez, um dos factores que distingue o Vihua Lodge, estar erguido totalmente no meio da floresta.

Para lá chegar, o visitante que venha do Lubango segue pela estrada internacional em direcção ao norte da vizinha República da Namíbia. A grande aventura começa logo depois de 80 quilómetros de asfalto, já que nesta altura faz-se um desvio para o lado esquerdo, para seguir pelo menos mais 70 quilómetros de terra batida, ou seja, de picada. Logo após o desvio, deparamo-nos com a povoação do Cauve, que dá as primeiras boas-vindas aos visitantes da região da Tunda dos Gambos. Mas aqueles habitantes não são os únicos que saúdam quem ali chega. Ao longo da picada podem ser vistas as inofensivas cabras-de-leque e macacos a fazerem piruetas, na tentativa de roubarem sorrisos a quem os vê. Se tiverem sorte, os viajantes podem ainda fotografar os elefantes que atravessam a via à procura de água para beber. Tudo isso faz, seguramente, o visitante esquecer que percorreu 70 quilómetros de terra batida.

Fotografias tiradas e sorrisos “roubados”, finalmente chegamos ao “lugar bonito”. E não somos nós que dizemos que é bonito. “Vihua” é um termo da língua nacional nhaneka-humbe (falada no sul de Angola, principalmente na Huíla) que significa “lugar bonito” ou “espaço confortável”. Foi inspirado no significado desta palavra que foi criado este resort.

O Vihua tem três suítes, uma suíte presidencial, 39 quartos de casal, 12 quartos com duas camas de solteiro e cinco quartos com três camas de solteiro. E sobre os quartos, deixamos-lhe uma curiosidade para conferir: além de numerados, estes têm o nome de vários tipos de árvores de Angola. Mas só as que começam por M: Mulenga (uma árvore de Cabinda), Mupanda e Muyunda (árvores da Huíla), Mutamba (uma árvore do Kuando-Kubango) e Mututuia e Mulembeira (árvores de Luanda), por exemplo.

Este complexo turístico comporta ainda uma sala de conferências, com capacidade para receber 110 pessoas, equipada com Internet, microfones e projector – espaço indicado para reuniões e grandes eventos, como foi o caso do fórum da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que, o ano passado, escolheu este local para juntar representantes dos Estados-membros e altas figuras do Governo angolano. Em 2013, a Comissão do Mercado de Capitais também escolheu o Vihua para uma das suas reuniões. Um lodge que acolhe também torneios desportivos.

No Vihua há também várias opções de entretenimento. Salas de jogos, de ping-pong, cartas, bilhar, matraquilhos e dominó, diversão assegurada para grupos de amigos que ali se juntem. Mas tem mais. Tem ginásio, campo multiuso, parque de campismo – para os mais aventureiros –, piscina, três campos de tiro, com máquinas automáticas comandadas por computador. Aliado a tudo isto está ainda uma equipa que tudo fará para que viva momentos inesquecíveis, garantia dada – e por nós comprovada – pela gerente Anabela Torres.

Tão importante quanto as infra-estruturas, é a gastronomia que nesta fazenda reparte-se entre pratos nacionais e internacionais. Mas deverá, certamente, provar a grelhada mista, uma mistura de carnes de vaca, porco, cabrito e outras carnes de caça, acompanhada de batata frita e salada. No lodge pode ainda saborear caldeirada de cabrito, moamba de galinha, mufete, calulu e peito alto, pratos nacionais e totalmente confeccionados com produtos da terra.

Sentir a natureza

De amanhã, depois do pequeno-almoço, há uma viatura 4×4 preparada para quem quiser passear pela extensa fazenda Três N. Aí, sim, acontece o turismo natural. Os visitantes podem fotografar e filmar de perto várias espécies de animais selvagens. Avestruzes, girafas, zebras, palancas vermelhas, olongos, gazelas, impalas, vacas do mato, águias e pássaros de diferentes cores são alguns dos muitos bichinhos que fazem da biodiversidade uma realidade. Não deixe de visitar também a área de criação de bois e cavalos de raça.

Resultado de uma complexa – mas feliz – combinação de factores naturais, os fins de tarde aqui são uma mistura de sensações inigualáveis. As cores únicas do horizonte, os aromas de cada árvore, o misticismo dos ruídos da natureza e um tempo quente e pacífico, elevam-nos o olhar para os grandes cenários africanos. Aqui, descobre-se, ou redescobre-se, uma África intensa, intacta, com todo o seu encanto e com todos os seus recantos místicos. Cenários reais oferecidos pela natureza, horizontes únicos aliados ao conforto e à qualidade de um resort onde tudo foi feito para que o cliente perceba e sinta a tão apregoada “atracção africana”.

Apesar de o Vihua Lodge estar no meio de uma floresta e isolado de “outros mundos”, o resort é também um bom spotpara ficar caso queira conhecer o Parque Nacional do Bicuar. É que o Bicuar é vizinho do Vihua, e neste Parque Nacional vivem também leões, onças, leopardos, hienas, rinocerontes e elefantes. Nesta zona protegida pode observar-se ainda uma grande variedade de espécies de pássaros coloridos, que não escondem o seu exotismo.

Tome Nota:

Como ir: Devido à longa picada, é aconselhável viajar com carros todo-o-terreno. O trajecto dura cerca de duas horas. A fazenda Três N conta ainda com uma pista de aviação preparada para aviões de pequeno e médio porte e um heliporto. A gerência do Vihua também garante transporte (ida e volta), mas o visitante paga 90 mil kwanzas pelo transporte. A reserva deve ser feita com pelo menos 48 horas de antecedência.

Onde ficar: O que não falta no lodge são quartos e suítes para passar noites confortáveis. A diária no Vihua Lodge custa 14.850 AKZ por casal para o Quarto Duplo Standard, 16.000 AKZ para o Quarto Duplo Superior, 24.200 AKZpara o Suite Duplo Standard, 30.800 AKZ para o Suite Duplo Superior, e 82.500 AKZ para a Suite Presidencial. Todos os preços mencionados aqui são por casal.

Onde comer: Bem no coração do Vihua Lodge tem um restaurante, onde se pode saborear vários pratos nacionais e internacionais. O pequeno-almoço está incluído, mas o almoço e jantar (4.500 AKZ cada, buffet) pagam-se à parte. As crianças com menos de 12 anos pagam 1500 kwanzas.

Imperdível: Se for ao Vihua não deverá perder um passeio pela fazenda para fotografar ou filmar animais selvagens, como a girafa, a zebra, as avestruzes e outros bichinhos que embelezam o lugar.

Contactos: As reservas podem ser feitas nos escritórios do Vihua Lodge, no Edifício SOCOLIL, no Lubango, na Rua Deolinda Rodrigues, nº 14 ou através dos números +244 261 200 494 ou +244 931 15 29 99.

Características

  • Animais selvagens
  • Bom para crianças
  • Bom para grupos
  • Esplanada
  • Estacionamento
  • Permitido fumar
  • Tem Piscina

Cozinhas

  • Angolana

Preços

  • Quarto duplo standard

    Standard double room

    KZ 14.850,00
  • Quarto duplo superior

    Superior double room

    KZ 16.000,00
  • Suite duplo standard

    Standard suite

    KZ 24.200,00
  • Suite duplo superior

    Superior suite

    KZ 30.800,00
  • Suite presidencial

    Presidential suite

    KZ 82.500,00

Localização

Comentários (0)

Novo Comentário

Horários

  • Monday -
  • Tuesday -
  • Wednesday -
  • Thursday -
  • Friday -
  • Saturday -
  • Sunday -
1 pessoas marcaram este sítio