1619 Sabores: Uma iniciativa louvável que vale a pena repetir, com alguns ajustes Eventos

Fortaleza de São Miguel, Cidade Alta, Luanda
 14/11/2019
Sobre os dois eventos do 1619 Sabores, ocorridos em Luanda no final de Agosto 2019: A palestra e o Jantar Gourmet


A Palestra:
 

A escolha do Centro Cultural do Brasil em Angola para a realização da palestra foi muito bem feita, pois não há espaço mais propício para o intercâmbio de experiências e culturas, proporcionador de um encontro entre a América e África, sendo este local um óptimo complemento para o objectivo do evento.

O encontro estava marcado para as 18:30, mas começou às 19. Depois de absorvermos as informações que os convidados expuseram, chegamos à conclusão de que não foi partilhado o suficiente e que, o que foi partilhado, não foi feito de modo organizado. Sentimos a falta de um moderador que conduzisse a conversa de um lado do Atlântico para o outro, que a expusesse de modo cronológico e contextualizado, dando lugar a fala de cada convidado. 

Aquando os temas abordados tivemos: a genética dos alimentos que compõem a nossa dieta, a relação histórica entre a cultura dos mesmos e a forma como eram confecionados e porquê que eram feitos do mesmo modo, pesquisas sobre os alimentos e de formas de os acrescer à nossa dieta, da riqueza dos solos e dos nutrientes, da forma como esses hábitos foram transportados para a América transformando a cultura gastronómica americana ao que é hoje, da importância de mostrar as nossas raízes aonde quer que formos e, por último, uma forma mais eficaz de aceder aos mercados e fazer compras. 

Achamos que a conversa foi morosa, mas interessante. Os convidados tinham muito para falar, mas não tiveram espaço suficiente para o fazer. No fim, tivemos o prazer de degustar dos sabores caribenhos, brasileiros, americanos e angolanos, em pequenos canapés! Verdadeiras surpresas gastronómicas, alimentos que estamos familiarizados, feitos de modos diferentes.

O Jantar Gourmet: 

O espaço escolhido fazia todo o sentido, a Fortaleza de São Miguel. Um local que moldou toda a cidade, sendo ponto de partida para destinos incertos dos nossos antepassados. 

A mesa estava agradavelmente decorada e simples. O jantar começou tarde (estava programado para as 19:30 e começou as 20) e a maior parte da comida estava boa, porém fria, o que entendemos por ter uma mesa de comensais muito comprida. Um aspecto marcante era a diversidade de línguas e etnias à mesa (angolanos, portugueses, americanos e franceses). Com o vinho a circular, e começamos a degustação; sentimos que a descrição de determinados pratos no menu não fazia jus ao que foi apresentado. O menu não foi suficientemente esclarecedor em relação à alguns pratos confeccionados, existindo até pratos que não constavam no mesmo, não reflectindo à tudo que degustamos.

Foi curioso o facto de o nome do evento ser 1619 Sabores Raízes Africanas Globais e não termos tido uma viagem gastronómica mais rica. As estrelas da noite foram: ginguba (amendoim), bombó (mandioca), banana pão e o milho. 

O jantar, além da sonoridade única de Ndaka Yo Wiñi, teve apenas uma outra representação musical, no caso brasileira, a Maria Gadú, como música de fundo; gostaríamos que nos tivessem levado à viajar também através da música para os Barbados e para Carolina do Sul, a terra natal dos outros chefes. 

Tínhamos expectativas elevadas para o evento e não fomos surpreendidos. No final do evento, conseguimos perceber que, apesar de estarmos distantes, em muito nos assemelhamos e que de facto possuímos as mesmas raízes. De um modo geral, achamos que poderíamos ter viajado mais com o taste black History e os 1619 sabores.

Nota: este evento teve o apoio do LNL

Características

  • Cozinha tradicional angolana
  • Esplanada
  • Eventos
  • Experiência Premium
  • Musica ao vivo
  • Ocasiões especiais
  • Vista bonita

Cozinhas

  • Angolana

Preços

  • KZ 0,00

Localização

Comentários (0)

Novo Comentário

Contactos

Horários

  • Monday -
  • Tuesday -
  • Wednesday -
  • Thursday -
  • Friday -
  • Saturday -
  • Sunday -
0 pessoas marcaram este sítio