48 Horas em Cabo Verde: Onde comer e ficar no arquipélago Guias

Cabo Verde
 12/09/2018

24 Janeiro, 2016

Neste fim de ano de 2015 estivemos em Cabo Verde, terra da Morna, da eterna Cesária Évora, mas sobretudo da catchupa, pontche e couscous. Saltitamos entre Praia, Sal, Boavista e São Vicente e depois de mil aventuras, aqui ficam as nossas recomendações.

Para já de recordar que Cabo Verde sendo um conjunto de 10 ilhas vulcânicas, com quilómetros de distancia entre elas, seria muito difícil fazer um verdadeiro tour em 48 Horas…mas o que vos propomos é uma rota de restaurantes e hotéis caso algum dia decidir aterrar neste lindíssimo e simpático arquipélago.

Dicas:

  • Se quiser saber mais sobre Cabo Verde, este é um bom lugar para começar: http://www.caboverde.com

  • Em geral, a internet via dados da Unitel fica mais barata que nos hotéis. Compre um chip assim que aterrar.

  • Moeda: Escudo (CVE). Cambio de Dezembro 2015: 1 Euro ~ 110 CVE, 1 USD ~ 102 CVE

  • Táxi do aeroporto até a cidade na sua grande maioria não passava dos 1000 CVE. Verifique no balcão de infos antes de sair do aeroporto.

  • Site TACV (Transportes aéreos de Cabo Verde): https://flytacv.com

  • Site com informações sobre ferries: http://www.bela-vista.net/Ferry.aspx

  • O governo de Cabo Verde introduziu uma taxa de turismo de 2 Eur por pessoa que é cobrada em todos os hotéis.

  • Por favor note que Cabo Verde tem problemas de energia e água e que todo o respeito pela natureza é bem-vindo. Seja um turista responsável.


Praia

Capital de Cabo Verde e da Ilha de Santiago, ponto de entrada e de saída para o nosso voo da TAAG, vindo de Luanda (cerca de 700USD, Dezembro de 2015. Comprar bilhete com muita antecedência em épocas altas).

Infelizmente não ficamos tempo suficiente na cidade, mas pode encontrar mais informações aqui.

Hotel Oasis Atlântico Praiamar 

Pertencente ao grupo de hotéis  Oasis e situado na área nobre da Prainha, o Praiamar é um dos mais famosos hotéis da cidade. Bem decorado, com vistas fantásticas para o mar e com serviço que faz o melhor que pode apesar de alguns percalços, tem uma piscina, um food hall e dois restaurantes, dos quais um fica aberto até bem tarde.

Comodidades:
Restaurantes
Piscina
Minibar
Wifi de graça 
TV
Visitas guiadas aos pontos turísticos da Ilha 

Contactos:
Telefone : (+238) 2 608440 – Fax : (+238) 2 613462
Email: reservas.praiamar@oasisatlantico.co
Website
Mapa
Endereço: CP 75 – Prainha – Praia – Ilha de Santiago
Coodernadas geográficas: 14.903004, -23.512307;

Restaurante Bar Panorama 

Situado dentro do hotel Praiamar, o Panorama serve de ponto de encontro para os hospedes que querem beber um copo ou comer algo enquanto apreciam a baia ou ainda um jogo de futebol no ecrã gigante.

Decoração 

Moderno e simples, perto do jardim, sem muitos acessórios ou luxo. A grande decoração no fundo é a vista que é linda e dá para a baia.
Vimos vários gatos, algo que voltaríamos a ver em Boavista. Visto sermos amantes de animais, não nos fez confusão, mas para famílias com crianças ou pessoas alérgicas isto poderia ser um problema.

Atendimento 

O serviço é irregular; no período da tarde haviam cerca de três mesas ocupadas e o serviço foi impecável. Já a noite, com a maioria das mesas ocupadas, o serviço foi um bocado lento. Reparamos que a comida vem da parte de cima do restaurante, que é no fundo o dinning hall do hotel, e não do Panorama em si.

Pratos principais

O restaurante tem dois menus de comida, um de snacks e um de pratos mais elaborados. Tem também um menu de vinhos cocktails e outras bebidas. Pedimos dois hamburguers em ocasiões diferentes e achamos que estavam frescos e deliciosos.

Mesa para um:



  • Hamburguer de atum fresco com batatas fritas, excelente – 450 CVE

  • Hamburguer de queijo como batatas fritas, infelizmente as batatas era de pacote – 800 CVE

  • Tarte de maçã com gelado, muito bom – 600 CVE

  • Sprite 300ml – 130 CVE

  • Coca-cola 300ml – 130 CVE


A reter



  • Localização, linda vista para a baia e dentro do hotel, portanto não há necessidade de sair.

  • Ingredientes frescos

  • Bar completo e dois menus de comida (um de snacks e um de pratos completos)


A melhorar 




  • A presença de gatos pode ser um problema se vier com crianças ou pessoas alérgicas

  • O serviço pode ser um bocado lento quando o restaurante esta cheio

  • Trazer casaquinho a noite devido ao vento vindo do mar.


Porque voltaríamos



  • Porque jantar junto ao mar a escassos metros do seu quarto, depois de uma longa viagem, sempre sabe bem.


Contactos:

Endereço: Dentro do Hotel Praiamar 

Boavista 

Depois da praia fomos para Boavista via TACV (70-100 Eur; se viajar na época festiva, compre com muita antecedência porque não há muitos voos. Alternativamente pode tentar viajar de barco).

Se quiser “desaparecer do mundo”, ficar bem isolado e ter km de praia só para si, recomendamos Boavista.

Situada ao extremo leste de Cabo Verde, a Ilha tem uma população de cerca de 6.000 habitantes e tem como maior centro urbano a Vila de Sal Rei (pop. 2500).

Sentimos que Sal Rei vive essencialmente de turismo, este vindo da Itália, Alemanha e Portugal. A vila é pouco urbanizada e sim, sente-se que em comparação com São Vicente e Praia, os sinais de pouco desenvolvimento económico são bem visíveis.

A população no entanto (e de Cabo Verde em geral) é a verdadeira riqueza desta Ilha e fomos sempre tratados com muito carinho por todo o mundo que nos guiou ou ajudou, nesta parte do nosso trajecto.

Beach Resort Marine Club

Reservamos quartos no Marine Club via recomendações da nossa agencia. Infelizmente as nossas expectativas não corresponderam a realidade. Desde um pequeno desentendimento quanto ao numero de quartos reservados, que foi rapidamente resolvido pela gerência, ao sistema confuso da comida que era suporto ser “All Inclusive” mas que no fundo tinha horários bem precisos e as bebidas como chá e café não estavam incluídas, a nossa estadia aqui não foi das melhores e no segundo dia decidimos mudar de hotel. Para um hotel de 4 estrelas, realmente deixou um bocadinho a desejar.

O ponto alto no entanto é que o hotel fica situado numa zona muito bonita da baia, mesmo em frente ao mar e que em termos de construção é muito giro. Um dos pontos positivos também foi ver que a equipa de pessoas que lá trabalhava parecia conseguir fazer tudo, desde levar malas a actuar para o mini presépio organizado pelo hotel, para a grande alegria dos turistas italianos que eram a maioria (viemos depois a saber que o dono do resort era Italiano e que é voltado para este mercado).

Amenities:
Restaurantes
Minibar
Wifi paga
Visitas guiadas aos pontos turísticos da Ilha
À beira-mar
Piscina 

Contactos:
Email: info@marineclubresort.com
Website
Mapa

Resort Iberostar Club Boavista

Uma das joias da Ilha e com toda a razão. O Iberostar Boavista é um resort de 5 estrelas do estilo “all inclusive”, o que neste caso quer dizer que tivemos acesso a montanhas de comida incluída no pagamento, 24 horas sobre 24 (sim, testamos)… ou seja, parte do grupo engordou 10 kg em 4 dias e outra passou metade do tempo enfiada no ginásio. Os mais novos do grupo adoraram a piscina e o resort tem um excelente team de profissionais que não deixam um minuto passar sem entreterem adultos e crianças. Chega a ser chato por vezes, mas nada substitui assistir grupos de idosos italianos e alemães a tentarem dançar funana em frente a piscina. De fato de banho.

Temos também que mencionar como nota positiva os km de praia mesmo em frente ao resort e a existencia de um excelente spa dentro do mesmo.

Achamos no entanto que para um 5 estrelas algumas coisas poderiam ser melhoradas visto o preço, como: a internet paga (1000 CVE/hr, 2000 CVE por 24hr), os táxis pagos (do aeroporto ao hotel), a falta de uma farmácia no leque de lojas do hotel (que não eram poucas), a existência de gatos (com os seus pros e contras) no campus e por vezes a baixa qualidade de alguns pratos do buffet da hora do jantar. Temos também que mencionar que o grande perigo de ficar num “All inclusive” é de se esquecer que está numa ilha que oferece outras atracões para alem do resort, portanto dê um pulo a cidade e ajude os pequenos negócios locais.

Recomendamos vivamente este resort se estiver em família, em lua de mel ou simplesmente gosta de comer muito e ver idosos europeus a pisar os pés da excelente e sofrida equipa.

Comodidades:
Restaurantes / Bar 24h/ Tudo incluído 
Miniabr
Wifi paga
Visitas guiadas aos pontos turísticos da Ilha 
Grupo de intertenimento 
Parque de lazer infantil 
Praia 
Piscina 
Spa e lojas

Contactos:
Endereço: Rabil Praia de Chaves – Sal Rei – Boavista – Rep Cabo Verde
Tel.:(+238) 2 512170
Email:  callcenter@iberostar.com
Website

Mapa

Restaurante Porton Di Nos Ilha

Encontramos o Porton di nos Ilha nas nossas andanças por Sal Rei. Fica no terraço de uma lojinha de lembranças para turistas e tem uma vista muito bonita para a baía.

Decoração

A decoração é simples a base de panos africanos, com mesas e cadeiras de madeira. Com alguns cestos de ráfia a mistura.

Atendimento

O atendimento foi irregular. O único garçon presente foi muito simpatico, pegou rapidamente os nossos pedidos, mas tivemos um pequeno desentendimento depois de uma desistência nossa, que eles não perceberam e que nos foi cobrada na mesma. Tirando isto nada a declarar e o mesmo ainda ajudou-nos a chamar um táxi.

Pratos principais 

Mesa para dois:


  • Camarão com farinha de mandioca e banana, que estava mesmo muito bom – cada 1100 CVE

  • Coca-cola – 100 CVE


A reter 



  • A comida estava deliciosa

  • A vista magnifica para a baia


A melhorar 




  • O restaurante fica no ultimo andar de um pequeno edificio e não tem elevador, o que pode ser um problema para pessoas idosas ou deficientes





  • O serviço teve um bocado de falta de atenção num dos pedidos, o que nos levou a pagar mais do que esperávamos.



Porque voltariamos 



  • Pela vista e pelo prato de camarão.


Contactos:
E-mail: Sonia_oliveira82@live.com.pt
Tel: 9 919331
Endereço: 39 Frente Praia de Diante – Sal Rei – Ilha de Boavista – Rep. CABO VERDE

Ilha do Sal 

A Ilha do Sal serviu como ponto de conexão entre Boavista e São Vicente. A grande maioria dos turistas fica alojado em Santa Maria, onde podem encontrar não só mais vida como também algumas das praias mais bonitas da Ilha. Mais informações aqui

Residencial Monte Sintinha

Situado em Espargos a cerca de 5 minutos de carro do aeroporto, o Monte Sintinha é um stop perfeito para quem esta entre voos e precisa de um sitio barato para dormir.

Fomos atendidos já bastante tarde e fomos conduzidos ao nosso quarto, que fica num edificio ao lado do da recepção . O quarto era simples, com um frigo bar com algumas bebidas e Cable TV. Não verificamos se tinha internet, mas a cama era confortável e o recepcionista foi muito simpático. De manhã tivemos o prazer de poder mata bichar um delicioso refogado de Catchupa com ovo estrelado, que nos aguentou praticamente o dia todo.

Os únicos pontos baixos do residencial: Não tem elevador, o que pode ser um problema para idosos e deficientes com malas; estávamos com o papel higiénico no quarto de banho a terminar e devido a hora não tínhamos como pedir para trocar (a recepção fechou a porta e deixou um numero de telefone); ao arrancar o nosso ar condicionado fez um bocado de barulho; o Bairro é bastante escuro, por isso tenha cuidado se andar a noite.

Comodidades:
Restaurante por perto
Minibar

Contactos:
Tel : 2 411446 – fax : 2 411720
Email : barviolao@cvtelecom.cv
Addres: Ribeira Funda – Espargos – Sal – Cabo Verde
Coordenadas geográficas: 16.755410, -22.945873;
Mapa
 
Restaurante Aeroporto Xintinho na Bô

Situado dentro do aeroporto de Sal, o Xintido na Bô é um pequeno restaurante do estilo cantina. Sem grandes menus ou decorações, é do estilo “quebra o galho”, para quem esta a espera do seu voo.

Decoração 

Restaurante do estilo cantina, cadeiras e mesas, nada de mais.

Atendimento

A senhora que nos atendeu foi simpática e eficiente. A comida é paga e entregue no balcão.

Pratos principais 

Mesa para um:



  • Frango com arroz de cogumelos – 750 CVE

  • Agua pequena – 120 CVA

  • Actimalt (a cerveja sem alcool local, muito boa) – 205 CVE


A reter 



  • Comida barata

  • Pratico para quem esta a espera do seu voo

  • Vendem um bocado de tudo, desde pastelaria a pratos completos

  • Por ser o único do food court, tem muitas mesas


 A melhorar:



  • É um restaurante do estilo cantina, dentro do aeroporto, portanto não esperem grandes pratos nem super serviço.


Porque voltariamos



  • Fica dentro do aeroporto.


Contactos:
Mapa
Endereço: Aeroporto do Sal

Ilha de São Vicente


São Vicente deve ter sido um dos sítios mais bonitos que tivemos a oportunidade de visitar. Pequeno (pop.~ 79.000), muito turístico e casa da finada mas eterna Cesária Évora (tivemos a oportunidade de visitar uma exposição em sua homenagem), São Vicente tem tudo para ser uma localização ideal para ferias. Infelizmente por termos feito todas as refeições em casa, acabamos por não visitar nenhum restaurante.

Villa St. Aubyn 

Fizemos a reserva online e ficamos muito satisfeitos com a Villa.

A St Aubyn é uma pequena villa que no fundo é uma casa com 2 andares, 4 quartos, 3 Quartos de banho e mais um estúdio de massagem/Gym/Sala comum no rés do chão que pode servir de quinto quarto, assim como um terraço que dá para a Av. Ferreira Fortes. Tem decoração moderna, jacuzzi, presença de um guarda a noite, serviço de limpeza/roupa durante o dia, assim como acesso a uma cozinheira caso precise (pago separadamente). A casa também organiza excursões mediante pedido. A internet aqui é de graça e a Cable Tv fica na sala comum ou no quarto maior. Temos também que mencionar que a gestora do lugar foi impecável e veio todos os dias ver se estávamos bem.

As únicas criticas que temos são: A casa publicita os serviços de um chef, que não o é, mas sim uma cozinheira amadora (que muito se esforçou para nos servir pratos da terra); o quarto que serve de estúdio esta no rés do chão e dá de frente a Avenida, o que pode querer dizer muito barulho a noite.

A nossa estadia aqui contribuiu significativamente para a nossa excelente experiência em São Vicente, recomendamos vivamente.

Amenities:
Vigilância / Limpeza
Cozinheira privada mediante pedido 
Wifi de graça
Visitas guiadas aos pontos turísticos da Ilha 
Jacuzzi

Contactos:
Telefone : (+238) 89919431
Website: Usamos o booking.com
Endereço: Av. Ferreira Fortes 20, Mindelo, 4111, Cape Verde
Mapa

 

Características

  • Bom e barato
  • Local a beira-mar
  • Praia
  • Tem Piscina
  • Visita guiada

Cozinhas

  • Caboverdeana

Preços

Hotel Oasis Atlântico Praiamar

  • Câmbio 1EUR = 330,85 AOA (Setembro, 2018)

    1 noite com pequeno-almoç0 (1 night including breakfast)

    KZ 43.009,00
  • Câmbio 1CVE = 3.00379 AOA

    Setembro 2018

    KZ 0,00

Beach Resort Marine Club

  • Câmbio 1USD = 285.708 AOA (Setembro, 2018)

    Per person/night - all inclusive | Por pessoa/noite - tudo incluído

    KZ 42.856,00

Resort Iberostar Club Boavista

  • Câmbio 1EUR = 330,85 AOA (Setembro, 2018)

    Per person - all inclusive | Por pessoa - tudo incluído

    KZ 66.386,00

Residencial Monte Sintinha

  • Câmbio 1EUR = 330,85 AOA (Setembro, 2018)

    Per night/person - breakfast included | Por noite/pessoa - pequeno almoç0 incluído

    KZ 11.625,00

Villa St. Aubyn

  • Câmbio 1EUR = 330,85 AOA (Setembro, 2018)

    5 nights - 9 people - breakfast included | 5 noites - 9 pessoas - pequeno-almoço incluído

    KZ 432.014,00

Localização

Comentários (0)

Novo Comentário

Contactos

0 pessoas marcaram este sítio