48 Horas em Cape Town: 5 lugares onde comer e beber na Mother City Guias

Cape Town, Cape Town
$$
 03/06/2018

Bastam três horas e 30 minutos de voo agradável a partir de Luanda para se chegar a Cape Town, conhecida entre os sul-africanos como ‘Mother City’ e universalmente como uma das cidades mais lindas do mundo. Capital legislativa da África do Sul e a sua segunda cidade mais populosa, Cape Town aparece frequentemente nas listas de melhores destinos turísticos do globo pela sua beleza natural, pela variedade das suas atrações turísticas, pelas diversidade das suas praias, pela sua história, pela sua arquitectura única, pelos sua produção vinícola, pelo seu jazz, e, claro está, pela sua gastronomia e vida nocturna.

Para os amantes de boa comida e bom vinho, Cape Town é um excelente destino; é também a cidade mais próxima de Luanda com maior oferta de tanta qualidade. É aqui onde está situado o melhor restaurante do continente, segundo a conceituada lista World’s 50 Best Restaurants; chama-se The Test Kitchen e é o vigésimo-segundo da lista dos melhores do mundo. Mas existem inúmeras outras opções deliciosas e acessíveis não só na Cidade do Cabo como nas cidades e vilas adjacentes. A província onde está situada Cape Town, Western Cape, é a maior produtora de vinho no continente e um destino por si só.

O LNL esteve recentemente em Cape Town a convite da Wesgro , agência oficial de promoção de investimento, turismo, e comércio da Western Cape, e visitou 13 quintas vinícolas na província; que rica experiência foi conhecer como funciona a produção de vinho de qualidade. Felizmente, entre visitas a quintas, conseguimos também alargar o nosso conhecimento sobre a sempre vibrante cultura gastronómica da cidade. Se apenas ter 48 horas em Cape Town, o que esperamos que nunca aconteça (a cidade merece muitas, mas muitas mais horas), aqui estão alguns locais que valem a pena visitar. Esta será a primeira edição de várias.

E fica aqui uma última dica: a partir de Outubro do ano em curso, Luanda passará a ter voos diários para Cape Town de segunda à sexta. Quem o diz é Peter Hill, CEO da TAAG, na mais recente edição da Revista Austral. Confirmamos a notícia junto da Wesgro em Cape Town.

Burger & Lobster

Localizado na mexida Bree St., no centro de Cape Town, o Burger & Lobster é um bar e restaurante que tem apenas três itens no menu: o hambúrguer (R129), a sandes de lagosta (R147), e uma lagosta inteira (o preço varia). E mais nada. Cada prato é servido com dois acompanhantes: salada e batata frita. Naturalmente, estes três pratos são deliciosos – o chef não tem de pensar em mais nada senão o aperfeiçoamento de cada um deles. Igualmente impressionante é a lista de cocktails do B&L, divida em quatro secções: aperitif, lobster, burger e digestif cocktails. E sendo isto Cape Town, claro que também há uma lista de vinhos sul-africanos, cervejas locais, e champagne. O cocktail que vê na foto é o Mary Contrary, recomendado para os pratos de lagosta.

Burger & Lobster
Tel: +27 21 422 4297
B&L on Facebook

Mapa

*Photos by LNL and Burger & Lobster

Ash Restaurant

Palco da nossa melhor refeição em Cape Town durante esta última estadia, o Ash Restaurant é o novo projecto da chef Ash Heeger (já trabalhou com o chef Luke Dale Roberts do Test Kitchen, no Dinner by Heston Blumenthal e no Ledbury, estes dois últimos em Londres) em colaboração com o Publik Wine Bar e Frankie Fenner Meat Merchants (o fornecedor de carne do restaurante). Todos partilham o mesmo espaço: na parte exterior do restaurante e numa secção da sala interior funciona o wine bar, enquanto que há carne à venda ao público no lado esquerdo da sala. O Ash é conhecido por servir excelentes grelhados no carvão e por ter um menu em constante mutação.

Na nossa visita, comemos um excelente prato composto por magret (peito) de pato cozinhado no ponto, uma luxuosa perna de pato confitada, bocados minúsculos de fígado de galinha, cenouras grelhadas, e uma série de outros ingredientes que não conseguimos identificar a primeira mas que deram uma outra dimensão ao prato. Achamos que nunca mais comeremos um prato igual, e daqui a uns dias ou semanas esta criação já não se encontrará no menu. Pagamos R320 pelo prato, a cerveja artesanal, e a gorjeta.

Ash Restaurant
Tel: +27 21 424 7204
Ash on Facebook

Mapa

*Photos by Ash Restaurant, Crush Magazine, Claire Gunn, and LNL

Fork Restaurant

A primeira vez que visitamos o Fork foi durante o mundial de 2010; naquela altura este conhecido restaurante de Long Street já tinha 5 anos de vida. Visitamos o Fork agora em 2017 e continua a ser um dos mais procurados restaurantes desta zona da cidade. O Fork é um restaurante que serve pinchos (como os bascos chamam petiscos) com um toque sul-africano; no menu, os mesmos estão divididos por preço, de R35 a R60 em incrementos de R5. Os garçons sugerem que cada pessoa peça pelo menos dois petiscos, e nós concordamos com a lógica. Este é o lugar ideal para grupos que adoram partilhar tapas acompanhadas por cocktails simples mas elegantes. Se chegar a tempo, vai conseguir uma das mesas no pequeno terraço.

Fork Restaurant
Tel: +27 21 424 6334

Mapa

*Photos by Fork Restaurant and In Search of a Good Life

Anura Winery

Durante a nossa última visita à Cape Town visitamos 13 quintas vinícolas em Western Cape; a quinta Anura, gerida pela família Bouma, foi um dos destaques. Foi neste idílico vinhedo nos vales de Stellenboch, a cerca de 40km da cidade, que bebemos alguns dos nossos tintos preferidos, entre eles o Grenache Noir e o Sangiovese. Para além de produzir vinhos, a Anura produz também cerveja artesanal e um leque de molhos gourmet da marca Froggit, incluindo redução de vinho tinto com vinagre balsámico, chutneys e compotas, molho chilli, molho de salada, e vários outros. Faça uma prova de vinhos, prove os queijos e enchidos produzidos na quinta, e marque um tour da mesma. Deixe a visita ao restaurante da quinta, chamado The Trading Post, para o fim: o maravilhoso bife emparelhado com os tintos da casa vão deixá-lo praticamente imóvel. O restaurante está aberto das 9:30 às 16:30, terça-domingo.

Anura Vineyards
Tel: +27 21 875 5360
Anura on Facebook

Mapa

*Photos by LNL

Vista Marina

Este novo restaurante do Waterfront é detido por um imigrante angolano e surpreendeu-nos pela positiva. Muitos restaurantes do Waterfront são conhecidos por serem demasiado caros pela qualidade da comida e serviço (afinal de contas o esta é uma das zonas de Cape Town que mais turistas recebe), mas a nossa refeição no Vista Marina valeu a pena. Pergunte sempre pelos especiais do dia; as ofertas de peixe e mariscos são particularmente deliciosas, mas a carne, principalmente o borrego local, não ficam muito atrás. Faça o favor de acompanhar a sua refeição com um dos vinhos sul-africanos da excelente carta.

Vista Marina
Tel: +27 21 814 4517
Vista Marina on Facebook

Mapa

*Photos by LNL and Vista Marina

Características

  • Bar e lounge depois do jantar
  • Bom e barato
  • Bom para comer sozinho
  • Bom para grupos
  • Boys night out
  • Esplanada
  • Estacionamento
  • Experiência Premium
  • Girls night out
  • Jantar romântico
  • Local a beira-mar
  • Ocasiões especiais
  • Preferido do LNL
  • Vegetariano
  • Vista bonita

Cozinhas

  • Sul-africana

Localização

Comentários (0)

Novo Comentário

Contactos

0 pessoas marcaram este sítio