48 Horas em Nairobi: Onde comer, onde beber e o que fazer na capital do Quénia Guias

Nairobi National Park, Nairobi
 25/05/2022

Por Lutivini Majanja*

Nairóbi, a capital do Quênia, é uma cidade cosmopolita no leste de África com deslumbrantes zonas verdes no meio do betão. Embora o kiswahili e o inglês sejam os idiomas dominantes, é normal ouvir três, quatro ou até mais idiomas falados no mesmo local. Nairóbi é uma cidade vibrante com muita música e entretenimento, e recebe actuações locais e internacionais com frequência. Com inúmeras opções para saídas formais ou informais, em esplanadas ou salas interiores, onde experiências culturais únicas são o comum, não há limite para o quanto uma pessoa pode se divertir sem sair da cidade. Para teres uma noção do tamanho e dimensão de Nairobi, visita o heliporto do Kenyatta International Conference Center, que fica bem no coração da cidade e está aberto tours. A vista é linda.

Nairóbi é uma das poucas cidades que abriga um Parque Nacional (com animais selvagens!) e é a 'casa' da Floresta Karura, que foi corajosamente protegida por jovens quenianos liderados pelo falecido Prêmio Nobel da Paz Prof. Wangari Maathai. Para andares em Nairóbi, podes usar o sistema de transporte público composto por ônibus e matatus (minivans parecidos aos nossos candongueiros) que percorrem rotas específicas ao longo do dia. Os ônibus seguem um horário específico, mas dependem principalmente do tráfego de passageiros para determinar a sua frequência. Há também uma boa rede de táxi acessíveis disponíveis em vários aplicativos, incluindo o Uber.

Até antes da pandemia, ou pouco tempo depois do começo da mesma, Luanda e Nairobi estavam unidas com um voo directo operado pela Kenya Airways; infelizmente , o mesmo já não está operacional. Contudo, é uma capital de fácil acesso via Addis Abeba com a Ethiopian Airlines, e tendo em conta a evolução do mercado aéreo africano, não nos espantaríamos se a rota directa entre as duas capitais (Luanda e Nairobi) fosse novamente aberta num futuro não muito distante. 

PONTOS CULTURAIS

Parque Nacional do Nairobi

Existem várias opções a considerar ao visitares o Parque Nacional. Podes agendar um safári ou visitar o Nairobi Safari Walk, um calçadão e trilha natural onde podes ver de perto alguns dos animais dentro do parque.

Contactos
http://www.kws.go.ke/parks/nairobi-national-park

Giraffe Centre

O Giraffe Centre (Centro de Girafas) abriga as girafas Rothschild, que ameaçadas de extinção e passeiam livremente pela reserva ambiental. Enquanto estiveres aqui, podes participar na experiência de alimentação das girafas ou desfrutar de uma visita guiada à trilha natural dentro do complexo.

Contactos
Tel: +254-20-8070804
https://www.giraffecentre.org/

Museu Nacional do Nairóbi 

Localizado a uma curta distância do principal distrito comercial da cidade, o Museu Nacional de Nairobi alberta exposições de história natural e artefatos históricos que representam diferentes comunidades do Quênia. Também recebe exposições regulares de arte contemporânea e uma caminhada semanal de pássaros realizada pela Nature Kenya, que também está alojada no museu.

Contactos
https://www.museums.or.ke/nairobi-national-museum/

Galeria de Nairóbi

A Galeria de Nairóbi está localizada no coração comercial da cidade e fica num edifício histórico adjacente ao Parque Uhuru. Juntamente com os artefactos da coleção do ex-vice-presidente Joseph Murumbi, a galeria exibe exposições de arte contemporânea regularmente.

Contactos
https://www.museums.or.ke/nairobi-gallery/

Kuona Artists Collective

Kuona Artists Collective é um centro de artes visuais que recebe artistas em residência, exposições de artistas e shows regulares de musica ao vivo, onde podes desfrutar de boa música, comida e arte num único local. Muitos desses artistas expõem os seus trabalhos em vários locais da cidade, incluindo The Alliance Française, Goethe Institute, Galeria de Nairóbi e muitos outros.

Contactos
Kuona Artists Collective on Instagram

Museu Ferroviário de Nairóbi

A construção da linha férrea entre Mombasa e Kisumu catalisou o desenvolvimento e a transformação da cidade de Nairóbi. O Museu Ferroviário oferece-te uma oportunidade para voltares no tempo e veres a história desta cidade a partir da perspectiva dos ferroviários e das antigas locomotivas expostas no local. O museu também recebe artistas visuais que treinam e exibem seus trabalhos aqui.

Contactos
Nairobi Railway Museum on Facebook

Bomas of Kenya

O Bomas of Kenya a é um local de encontro para os diferentes grupos étnicos e culturas que compõem o país. É um local onde conheces de perto a arquitetura tradicional, a culinária, danças culturais e artefatos. O local recebe eventos regulares de dança e contos de histórias ao vivo, além de passeios por habitações culturais.

Contactos
info@bomasofkenya.co.ke
https://www.bomasofkenya.co.ke/

RESTAURANTES E BARES

Nairobi Street Kitchen 

Localizado na área comercial e residencial de Westlands, o Nairobi Street Kitchen oferece uma variedade de refeições sob o mesmo teto. Incorpora bares, restaurantes, entretenimento ao vivo e um mercado de artesanato que funciona para diferentes gostos. É um local perfeito para uma experiência completa envolvendo sabores e sons de Nairobi.

Contactos
Tel: +254 707 800 800
https://nairobistreetkitchen.com/
Nairobi Street Kitchen on Instagram 



The Shamba

O Shamba é ideal para uma experiência tranquila e familiar ao ar livre. O convidativo celeiro aberto e o jardim são ideais para relaxares enquanto aprecias a flora de Nairóbi durante uma refeição. O shamba – que significa 'jardim' em kiswahili – tem uma horta de vegetais e outra de ervas aromáticas, bem como produtos orgânicos frescos à venda. O vasto relvado inclui uma área de recreação, ideal para crianças.

Contactos
Tel: +254 740 345168 
https://www.shambacafe.co.ke/ 

About Thyme

Localizado num bairro residencial, o About Thyme oferece ótimas refeições e é uma escolha fantástica se desejas algo um pouco mais refinado. O menu é ecléctico e os funcionários são atenciosos.

Contactos
Tel: 0721 850026
https://about-thyme.com/ 



The Carnivore

O Carnivore é bastante procurado por causa do seu cardápio, que inclui uma ampla seleção de carnes como cordeiro, porco, avestruz e até crocodilo. É também um local de concertos muito conhecido que, ao longo dos anos, tem recebido os principais artistas internacionais e quenianos.

Contactos
Tel: +254 722 204 647
https://tamarind.co.ke/carnivore/

Onyx Lounge & Restaurant

Este é um local de entretenimento onde encontras noites de música ao vivo e noites em que vira discoteca. O restaurante oferece um cardápio diversificado.  

Contactos
Tel: 0797 655500
Onyx Lounge & Restaurant on Facebook

Samaki Samaki

Aqui está um lugar especializado em frutos do mar e jazz ao vivo. A variedade de pratos e os vários estilos de preparação fazem dele um local de destaque.

Contactos
Tel: +254 737 345 667
Samaki Samaki on Instagram 

Clique Lounge

O Cinque é um lounge e discoteca que atrai um público maduro (só são admitidas pessoas com +25 anos).

Contactos
Clique Lounge on Instagram



Sky Lounge

Este rooftop bar do Emara Ole Sereni é um local onde podes desfrutar de música e dança num ambiente que oferece uma vista panorâmica do Parque Nacional de Nairóbi e seus arredores.

Contactos
Tel: +254 732 191 000 

Muze

O Muze é um bar de coquetéis para amantes de música. É um local popular entre a crescente e relativamente jovem movida de música eletrônica do Quênia.

Contactos
Tel: +254 727 247494
Muze Club on Instagram
https://www.muzeclub.com/



Eden Nairobi

Considerado pela revista Condé Nast Traveler como uma das melhores aberturas do ano 2022 no mundo, o Eden Nairobi é um boutique hotel num dos bairros mais serenos e exclusivos da capital, chamado Karen. O seu restaurante e bar, The Deck, é lindo: fica na berma de um lago artificial e tem uma decoração elegante, ecléctica e única. 

Contactos
Tel: +254 (0) 112 901 305
eden-nairobi.com
Eden Nairobi on Instagram

Halcyon Lounge and Grill

Localizada nos arredores de Nairóbi, esta discoteca vale a pena também pela viagem desde o centro da cidade, pois assim aproveitas conhecer outra faceta da capital. Cada noite no Halcyon é temática.

Contactos
Tel: +254 713 491165
Halycon Lounge on Instagram

40Forty Lounge

Discoteca pura, não vamos nos alongar!

Contact
Tel: +254 796404040
40Forty on Instagram

*A Lutivini Majanja é uma escritora queniana, natural de Nairobi. Os seus artigos já foram publicados em vários órgãos, incluindo McSweeney’s, New Orleans Review, Jalada, The Elephant, Popula, Flash Frontier, The Takeout, Down River Road, Adi Magazine, Obsidian e vários outros.

Características

  • Aceita cartão Visa/Mastercard
  • Bar e lounge depois do jantar
  • Bom para grupos
  • Boys night out
  • Comida de rua
  • Girls night out

Cozinhas

Localização

Comentários (0)

Novo Comentário

Contactos

0 pessoas marcaram este sítio