5 lugares que queremos visitar na Turquia Guias

Istanbul, Istanbul
 29/08/2021

*Num futuro próximo, artigos como este estarão apenas disponíveis para os membros da Tribo do LNL. Queres ser membro? Clica aqui. 

A Turquia está na nossa lista de países a visitar há anos. É um país fascinante com uma história milenar, uma cultura gastronómica repleta de influências intercontinentais e uma oferta turística enorme: não é à toa que a Turquia é o sexto destino turístico mais popular do mundo. Por isso, o anúncio que a Turkish Airlines vai finalmente abrir a rota Luanda-Istambul-Luanda no fim de Outubro deste ano, após várias tentativas frustradas, foi muitíssimo bem recebido. 

A abertura desta rota traz-nos outras vantagens: A Turkish Airlines é a companhia aérea que voa para mais países no mundo (126), e tem a maior rede mundial de rotas a partir de um só aeroporto a nível mundial. Para nós, é mais uma empresa para concorrer com a Emirates, Qatar Airways, Ethiopian Airlines e as compahias europeias, o que torna Luanda cada vez mais conectada ao mundo. Esperamos que isso se reflita nos preços dos bilhetes...

Cá em Angola a Turquia é bastante conhecida por comerciantes que fazem uso da economia avançada deste país asiático-europeu para a compra e revenda de diversos produtos; outros conhecem o Pequeno Istanbul (esse nome é invenção nossa), uma zona no Morro Bento com notável comércio turco. É aqui onde se localiza a Embaixada e Consulado da Turquia, um restaurante turco e várias lojas detidas por esta comunidade. Há também muitos angolanos que têm contacto com a Turquia via as (cada vez mais populares) telenovelas da Zap.

Este artigo é a partilha da nossa lista de desejos: um itinerário de lugares que muito queremos visitar na Turquia assim que as condições monetárias e sanitárias permitirem. São destinos únicos que, esperamos, vão ajudar-nos a começar a perceber a imensidão deste país cativante.

Informação prática

Vistos: Fizemos uma visita rápida ao site do Consulado Turco cá em Angola e pelo que podemos ver, o processo para a obtenção do visto turístico é possivelmente mais fácil que o do Visto Schengen. Os documentos pedidos são praticamente iguais. Quem já tem Visto Schengen no seu passaporte precisa apenas de um e-visa, que é obtido online na hora. 

O voo: Terá a duração de cerca de 8h15min e, até a última consulta, custará pelo menos 762.000 AOA (1.200 USD) em classe económica. 

Istambul



É aqui onde tudo começa (e onde o avião aterra). É impossível, num simples parágrafo, fazer jus a megacidade que é Istambul e a sua importância para o mundo ao longo dos milénios, mas vamos tentar dar uma ideia. Istambul é a maior cidade do país e a quarta maior do mundo; tem mais de 15 milhões de habitantes, cerca de metade da população de Angola. É a única cidade do mundo que ocupa dois continentes – Europa e Ásia – e no meio é dividida pelo estreito de Bósforo, uma das vias marítimas mais movimentadas do planeta. 

Imaginem os monumentos, museus, palácios, mesquitas e igrejas, algumas das quais de pé há mais de mil anos, de uma cidade que na antiguidade foi capital do Império Bizantino, e mais recentemente do Império Otomano. Imaginem a beleza de uma cidade com alma europeia e asiática, com arranha-céus a conviverem com ruas que já existiam no tempo do Império Romano, com diversas classificações de Património Mundial pela UNESCO, com paisagens únicas e inesquecíveis...pois, nós também imaginamos e é daí que vem a nossa vontade de conhecer esta cidade o mais rápido possível.

Antália



Quando vemos fotos de Antália, parece que estamos a olhar para uma cidade vinda de um conto fictício. Localizada no coração da Riviera Turca, na costa mediterrânea, e rodeada por montanhas, é considerada a capital turística da Turquia. Os mais de 13 milhões de curiosos que visitam esta cidade charmosa e exuberante são atraídos pelas magnifícias praias, a rica história (a cidade foi fundada no ano 150 AC), a diversidade religiosa e cultural, uma paisagem natural fantástica, várias cascatas, e um centro histórico, Kaleiçi, onde se concentram restaurantes, bares, monumentos, museus, ruínas, e lojas.

Alánia



Há duas horas de carro de Antália, a cidade de Alánia parece-nos ter um outro sabor, uma outra forma de estar. É muito mais pequena que Antália, mas igualmente virada para o mar e dedicada ao turismo. Entre os lugares mais visitados desta cidade está o famoso Castelo de Alánia, construído em 1226, e a cidade velha que rodeia o castelo. Outras atrações incluem as Caves de Damlataş, localizadas mesmo ao pé do mar, uma diversa gama de resorts, e a excelente gastronomia da região, onde a fruta tem um papel especialmente importante. Esta zona é também conhecida pelas suas excelentes praias e a popularidade de desportos aquáticos, incluindo o surf. 

Bodrum



Esta lugar é possivelmente o destino mais glamoroso da Riviera Turca. Repleta de hotéis de luxo, cafés, bares, restaurantes e lojas artesanais, Bodrum é uma cidade portuária com uma rica cultura marítima e fama por ser o princial destino do jet set de Istambul. A sua popularidade mundial tem aumentado ao longo das décadas e hoje a cidade tem um nível de sofisticação comparavável a destinos como a Côte d'Azur, mas a preços um pouco mais acessíveis. O Castelo de Bodrum, cuja construção começou em 1402 e durou 100 anos, é uma das principais atrações da cidade; é aqui onde se encontra o Museu de Arqueologia Submarina de Bodrum. Como a maioria das cidades mediterrâneas da Turquia, Bodrum está cheia de ruínas e monumentos, mas aqui vale a pena parar um pouco com as lições de história e saborear a excelente oferta gastronómica e os restaurantes na areia onde servem peixe grelhado acabado de pescar. 

Cappadocia



Imaginamos que todos já viram as imagens mais famosas desta região turca: centenas de balões de ar quente a levantar voo numa paisagem cheia de estranhas formações rochosas e uma imensidão que faz lembrar um deserto...Na verdade, a Cappadocia contempla uma vasta área no leste da Turquia que inclui cerca de 7 províncias e uma grande variedade e quantidade de maravilhas naturais, muitas delas formadas pelo passado vulcânico desta zona. Na Cappadocia vais encontrar formações geológicas únicas, um rico patrimônio histórico e cultural, cheios de costumes únicos, casas construídas dentro de rochas e cidades subterrâneas, igrejas e monumentos escavados em pedra, e o Parque Nacional do Göreme, um Patrimônio Mundial da UNESCO. E sim, tudo isto pode ser visto do ar, nos balões de ar quente...

Características

  • Aceita cartão Visa/Mastercard
  • Bom para grupos

Cozinhas

Localização

Comentários (0)

Novo Comentário

Contactos

0 pessoas marcaram este sítio