A nova vaga de agências a desenvolver o turismo local Guias

Namibe
 18/08/2021

Está mais do que óbvio que o turismo em Angola ainda é incipiente, pouco explorado e pouco desenvolvido. Apesar do discurso político, as ações macro levadas a cabo pelo sector público poucas vezes correspondem aos anseios dos consumidores e dos operadores turísticos. Uma boa parte do trabalho ainda é feito pelo sector privado, a custo próprio e com todos os riscos envolvidos. 

Contudo, seria impensável negar o enorme potencial que o turismo local tem. Temos uma sorte enorme em vivermos num país lindo que tantas vezes nos deixa boquiabertos. Felizmente, existem cada vez mais pequenas e médias empresas, muitas vezes projectos de pura paixão, que insistem em criar as mínimas condições para vivermos experiências ricas e gratificantes. Graças a elas e muitas outras, já dá para fazer algum turismo por cá; não o turismo como queríamos, mas um turismo possível. Afinal, a nossa forma de fazer turismo não tem de ser sempre a mesma; há muito espaço para inovarmos. 

Luanda

Xplore Angola

Empresa jovem, irreverente e fora da caixa, a Xplore Angola é uma agência de viagens locais que foca em experiências únicas dentro e fora de Luanda. Passeios de iate no Mussulo, passeios de cavalo num centro de hipismo, excursões às Quedas de Kalandula, camping na Praia dos Surfistas, experiências gastronómicas diferentes...a Xplore Angola faz um pouco de tudo. Cada viagem inclui transporte, plano de atividades no destino, guias turísticos e acomodação. Podes aproveitar um pacote existente – eles comunicam maioritariamente pelo Instagram – ou criares o teu. "Estamos na terra, estamos no mar e em breve estaremos em espaço aéreo," dizem-nos.

Reservas: +244 923 387 020
Xplore Angola no Instagram
Xplore Angoal no Facebook

Kudijimbe

Os guias existentes sobre Luanda fartam-se de falar sobre as mesmas (e pouquissímas) atrações, os mesmos monumentos, os mesmos lugares. Mas a ideia da Kudijimbe, que em Kimbundu significa "não te esqueças" ou "lembra-te", é mostrar uma cidade no plano humano e histórico, com os segredos que só uma urbe de quase 500 anos tem. "O nosso propósito é fazer as pessoas repensarem Luanda, fazê-las olhar para a cidade com atenção, despertar a curiosidade e o interesse para a pesquisa histórica, e proporcionar experiências únicas," explica-nos Allicia Santos, a fundadora. "É um projecto turístico que surge com o propósito de mostrar uma Luanda inusitada, uma Luanda que não passa na televisão, uma Luanda cheia de arte, história e cultura." 

Reservas: passeioskudijimbe@gmail.com
Kudijimbe no Instagram

Parapente Tours

Este é o tipo de oferta que nem sequer sabíamos que existia em Angola; encontramos a página deles no Instagram por mera coincidência e rapidamente nos metemos a ver os muitos vídeos que eles têm no YouTube. O Parapente Angola faz diversos voos um pouco por todo o país, mas a base é ca nos Mangais (Barra do Kwanza). Esta reportagem do programa #Cooltura da TV Zimbo espelha bem a beleza e a adrenalina desta experiência única. Os voos não são feitos de parapente mas sim com um paramotor, o que torna a viagem mais confortável, mais fácil e menos técnica para todos os envolvidos. 

Parapente em Angola no YouTube
Parapente em Angola no Instagram

Westtour Angola

Profundos conhecedores do litoral angolano, com especial foco na Barra do Kwanza, Cabo Ledo e Kwanza-Sul, a Westtour é uma agência focada no ecoturismo com diversas actividades viradas para o contacto com o meio-ambiente e a natureza. Actividades incluem passeios para o Cabo Ledo, passeios de barco no Rio Kwanza, excursões à retiros de hipopótamos, viagens às fazendas do Kwanza-Sul, stand-up paddling, voos de parapente, mergulhos em Benguela, passeios cavalos entre os imbondeiros, e muito mais. Há também a opção de tours personalizados.

Reservas: +244 928 690 764
Westtour no Instagram
Westtour no Facebook
Westtour no YouTube

Benguela 

Ombissi Divers

Localizado na Caota, em Benguela, a Ombissi Divers é o único centro mergulho que conhecemos por estas bandas. Oferecem uma série de experiências aquáticas e subaquáticas, incluindo mergulho de garrafa, snorkeling, e aulas sobre como o fazer. Diz Marco Vicente, o proprietário e instrutor certificado: "A Caotinha oferece-nos uma fauna muito variada, desde o coral amarelado/laranja, as famosas gorgónias (plantas), os nudibrânquios (lesmas coloridas do mar), o polvo comum, os cavalos marinhos, os cardumes de sargos, as garoupas, os peixes balão, as moreias, o peixe borboleta...A temperatura da água em média ronda os 22-23ºC, a visibilidade varia entre os 6-10 metros, e a profundidade vai desde os 2 metros até aos 18 metros máximo. A Caotinha é um aquário natural. Imperdível!”

Reservas: +244 941 288 300
Ombissi Divers no Instagram
Ombissi Divers no Facebook

Lubango & Moçamedes

Okuya Adventures

O sul de Angola é uma terra mágica, e poucos a conhecem melhor que a Okuya Adventures. O principal super-herói da Okuya, o Adilson Leão, cria pacotes personalizados com base nos desejos da sua clientela, mas inclui sempre alguns segredos que só ele conhece. Achavas que já conhecias a Serra da Leba? "Sabi dji nada, inocentxi." Tinhas a ideia que a Fenda da Tundavala é a maior e mais espectacular na região? É porque ainda não viste a Fenda do Bimbe, o ponto mais alto da Huíla. E quando vires as piscinas naturais e o azul profundo das águas da Praia do Piambo, no Namibe, nunca as vais esquecer. Cascatas, riachos, rochas, praias, paisagens incríveis, diversas histórias, contacto com os povos e churrasco de galinha nacional fazem parte da experiência destes tours. Sem esquecer, claro, o registo fotográfico profissional. "As nossas viagens promovem o contacto íntimo com a natureza, são desenhadas a pensar em si e nos grupos de amigos, afinal, as viagens não são só os lugares, mas também as pessoas, os momentos..." diz o Adilson. 

Reservas: +244 925 319 128
Okuya Adventures no Instagram
Okuya Adventures no Facebook

Yona Safaris

O Namibe é para nós uma das províncias com maior potencial turístico em Angola, e o seu principal cartão postal é sem dúvidas o Parque Nacional do Iona. Local do famoso Deserto do Namibe, o mais antigo do mundo, o Iona é também o maior parque nacional no país. Aventuramo-nos a dizer que nenhuma operadora o compreende tão bem como a Yona Safaris, que, apesar de não ser nova, é a melhor e a mais especializada na região. A Yona Safaris faz excursões a medida com acampamento no deserto; o foco é o deserto e toda região sul, incluindo a abandonada vila na ilha da Baía dos Tigres, mas também fazem tours em outras regiões do país, como as fazendas cafeícolas do Kwanza Sul, o Parque Nacional de Cangandala em Malanje (casa da Palanca Negra Gigante), as diversas maravilhas da Huíla, e muito mais. 

Reservas: +244 947 591 618 | yonasafaris1@gmail.com
Yona Safaris no Facebook

Kuando-Kubango

Angola Unchartered Safaris

Arriscamos dizer que neste preciso momento nenhum outro operador turístico no país oferece a variedade de experiências que a Angola Unchartered Safaris (AUS) oferece, em tão diversas regiões de Angola. Muito virada para a conservação (têm o seu próprio parque de conservação no Kuando Kubango de 40.000 hectares), a AUS organiza expedições para a região dos Lagos das Nascentes no Bié (a fonte das águas do Delta do Okavango), o Parque Nacional do Iona, o Parque Nacional de Cangandala (para a observação da Palanca Negra Gigante), os Parques Nacionais de Luenge Luiana e Mavinga, e os campos de batalha do sul de Angola. "É uma jornada de descoberta por entre uma variedade de locais diferentes sempre com o acampamento movendo-se consigo a cada poucos dias," explica a equipa do AUS. "Usamos tendas de acampamento móveis especialmente desenhadas e leves, que viajam connosco num veículo de logística durante as expedições terrestres, e providenciamos algumas com antecedência para as expedições de helicópteros e aeronave." E terminam: "Não há dois safaris iguais e nunca se sabe o que podemos esperar."

Reservas: +244 923 006 800 | +244 940 888 784 | info@angola-uncharted-safari.com
Angola Unchartered Safaris online
Angola Unchartered Safaris no Instagram
Angola Unchartered Safaris no Facebook

Características

  • Animais selvagens
  • Bom para crianças
  • Bom para grupos
  • Dá para acampar
  • Experiência Premium
  • Preferido do LNL
  • Safari
  • Visita guiada
  • Vista bonita

Cozinhas

Localização

Comentários (0)

Novo Comentário

Contactos

1 pessoas marcaram este sítio