Angola Restaurant Week 2021: Os Vencedores Restaurantes

Restaurante Moon, Morro Bento, Luanda - Luanda
 13/12/2021

Pelo segundo ano consecutivo, o Angola Restaurant Week realizou-se num contexto bastante desafiador; a realidade difícil que enfrentam os restaurantes do país condicionaram a participação de muitos deles nesta que foi a oitava edição desta iniciativa. Por outro lado, mantivemos a duração de duas semanas (esta duração veio para ficar) e os restaurantes que participaram, o fizeram com brio, paixão, sacrifício e dedicação.

É mais do que notória a evolução da gastronomia feita em Angola, e a criatividade que vimos nos menus e pratos deste Angola Restaurant Week confirmam isso. Arriscamos dizer que nunca se comeu tão bem nesta cidade, e o nosso desejo, para o qual trabalhamos, é que esta realidade seja transportada também para fora de Luanda. A qualidade dos nossos chefes e cozinheiros continua a aumentar, e o uso dos produtos locais também; foi muito giro ver as diferentes interpretações e preparações que cada interveniente teve com o ingrediente desafiador, o quiabo. Outra inovação que foi muito bem sucedida foi a introdução do Menu de Assinatura, um menu de degustação de 4 pratos e harmonização de vinhos que teve um total 415 vendas em sete restaurantes. 

O nosso evento de encerramento do Angola Restaurant Week 2021 e subsequente entrega dos prémios contou com a presença de vários restaurantes, parceiros e convidados, com destaque para o Lar Dom Bosco, que falou sobre o impacto desta iniciativa no funcionamento do Lar; destaque também para o bate-papo que tivemos em palco com o Chef Octávio Neto do Bessangana, um dos chefs mais premiados desta iniciativa.

Ao todo, o Angola Restaurant Week 2021 angariou 1.282.000 AKZ para o Lar Dom Bosco, correspondente à venda de 2.564 Menus Restaurant Week; é um claro aumento em relação a 2020. Foram gastos no mínimo 36.223.000 AKZ nos restaurantes participantes durante as duas semanas, sem a contabilização de bebidas e outros extras. A par dos números, foram também anunciados os resultados dos restaurantes vencedores, escolhidos por votação pública online e pelo júri do LNL. Centenas de pessoas participaram na nossa sondagem e elegeram os restaurantes onde tiveram as suas melhores experiências Restaurant Week. As categorias foram as seguintes:

1. Melhor Entrada  (Voto Público)
2. Melhor Prato Principal (Voto Público)
3. Melhor Sobremesa (Voto Público)
4. Melhor Atendimento (Voto Público)
5. Melhor Participação (Seleção do Júri LNL)
6. Melhor Restaurante (Seleção do Júri LNL)
7. Mais Menus Vendidos

Sendo esta a oitava edição, já se começam a notar algumas tendências. Existem entre nós alguns restaurantes que são muito bem conhecidos pelo público pela sua dedicação e entrega durante o Restaurant Week, bem como a qualidade dos seus menus; isto reflete-se nas vendas de cada um. Os restaurantes que mais venderam nesta edição são presenças constantes nesta iniciativa: o Viva Luanda, com 801 menus vendidos, o Moon, com 469, o Bico do Sapato, com 419, o Kitchen do Palmeiras Suite Hotel com 163, e o Bessangana com 141.

Sem mais rodeios, os vencedores:

Melhor Entrada: Espaço Luanda


Ceviche de Garoupa e Manga




Melhor Prato Principal: Bico do Sapato


Lombinho de Cherne, Trouxa de Legumes num Bulhão Pato de Quiabos




Melhor Sobremesa: Moon


Pera Bêbada (Pera embebedada no vinho, com crocante de biscoito e nozes acompanhado por puré de manga)




Melhor Atendimento: Viva Luanda






Melhor Participação: Viva Luanda






Melhor Participação: Viva Luanda





MELHOR RESTAURANTE: RESTAURANTE MOON




Esta é a primeira vez que o Restaurante Moon ganha o prémio máximo do Angola Restaurant Week. É uma vitória merecida, mas não surpreendente de todo: durante os últimos anos, e desde a sua abertura, o Moon tem se esforçado bastante nesta iniciativa. O Moon abriu as suas portas em Julho de 2018 e logo no ano seguinte disse sim ao Restaurant Week; na sua primeira participação, ganhou o prémio de Melhor Atendimento. Um ano depois, em 2020, levou para casa o prémio de Melhor Participação. E este ano, na sua terceira participação, conseguem o prémio máximo.

O restaurante teve uma prestação dedicada, empenhada, inovadora, criativa e mediática; usou as suas redes sociais para divulgar e publicitar, às vezes de forma pedagógica, todas as facetas do Restaurant Week. Focou-se também nos parceiros do LNL, em destaque os vinhos oficiais do evento. O Júri do LNL usa os seguintes critérios para escolher o espaço que merece o título de Melhor Restaurante:

1. O restaurante serviu o menu Restaurant Week durante o almoço e o jantar;
2. A ementa do restaurante foi original e captivante, ou seja, demonstrou interesse pelo evento;
3. A ementa do almoço e jantar foram diferentes (o Moon serviu os menus de almoço, jantar e ainda o de Assinatura);
4. O restaurante promoveu o ARW nas suas redes sociais;
5. O chef fez questão de usar ingredientes locais de forma inovadora, incluindo o ingrediente desafiador (o quiabo).

Tanto a dupla da Chef Dalva Magalhães e o Chef Tomás Kitaré como a restante equipa do Moon merecem este prémio por terem preenchido todos os critérios descritos acima.

O Angola Restaurant Week contou com o patrocínio da Sogrape Vinus Angola, com dois vinhos da Herdade do Peso (Sossego Branco e Trinca Bolotas Tinto, este último o mais apreciado pelos comensais segundo a votação), o Prova Régia "Arinto" Branco da Quinta da Romeira, e o Melanje à 3 Tinto da Quinta dos Carvalhais, bem como a Bentol, marca de álcool gel mais utilizada em Angola. E, pela primeira vez, a parceria com a Spot Perfect Table permitiu-nos oferecer a possibilidade de reservas online.

Um especial obrigado também ao Palmeiras Suite Hotel, palco da conferência de imprensa do Angola Restaurant Week e do evento de encerramento e entrega de prémios.

Agradecemos a todos por terem participado no Angola Restaurant Week 2021.

Características

  • Eventos
  • Experiência Premium
  • Preferido do LNL

Cozinhas

  • Angolana

Localização

Comentários (0)

Novo Comentário

0 pessoas marcaram este sítio