Publireportagem
O Restaurante e Cervejaria Bessangana é a unidade de restauração mais recente do Grupo Sol Maior (o Grupo também detém o Esplanada Grill e o Espaço Luanda). Dinamene Boornois, responsável pela comunicação do espaço, explicou-nos que "...o propósito deste lugar passa por homenagear a cultura da Ilha, em particular, e as mulheres de trajes de panos, as nossas Bessanganas."
O Conceito
O Bessangana prima pela aposta na gastronomia e cultura angolana, com especial foco num público mais informal e descontraído. A isso, alia exposições de artistas plásticos a exibições de grupos tradicionais aos finais de semana, num ambiente agradável. "Faz todo o sentido termos um ambiente de lounge. Não de noite, mas de final de tarde. Trabalhando o que há de melhor na Ilha; praia, pôr de sol e música ao vivo," elaborou Rui Yen, o gestor.
O Espaço
Somos recebidos por uma ampla esplanada com vista para o mar, que é também usada como palco para música ao vivo; artistas conceituados como Paulo Flores e Yola Semedo recentemente passaram por aqui.
No interior, duas salas segmentam-se: a comum, espaçosa, com um design vidrado, em sincronia com elegantes colunas de madeira, e a sala mais íntima, com casas de banho privativas e capacidade para 50 pessoas, dominada por tons brancos. Está disponível para aluguer e inclui um lounge privado. "Parabenizamos a Arquitecta Maria João Telles Grilo, que concretizou uma leitura muito bem conseguida daquilo que pretendíamos", esclareceu-nos Rui Yen.
A Equipa
É composta por 110 colaboradores; João Jamba é um dos chefes de sala assim como Alcino Nunes, supervisor e único expatriado no Grupo. Sublinhou-nos que "Passamos mais tempo aqui do que em casa, e isso só é possível porque somos uma família, e gostamos do que fazemos". A cozinha é comandada por três chefes: Octávio Neto nomeado Chef do Ano nos Prémios LNL 2018 , Celestino Fernandes e Hudmayk Castro, mas conhecido como Mike.
A Comida
Além do seu já famoso serviço de carnes (bifes e grelhados), o Bessangana dispõe de variadas sugestões do dia onde inclui opções tradicionais como o Mufete, Calulu e Caldeirada. "Temos muito orgulho da nossa equipa jovem, e temos o propósito de tornar o nosso restaurante numa referência’’, destacou o chef Octávio.
Entre as entradas encontrará multiplas opções de petiscos; o pica-pau do mar e as gambas ao alho são os mais pedidos.
Nos pratos principais surgem mais opções que não se vêm com muita frequência nos menus da cidade: a salada de polvo com mandioca, a tábua do mar (combinação generosa com variados mariscos) bem como o peito de frango com ravioli e ginguba, todos estes muito bem recomendados pelo chef. Experimentamos uma das jóias da casa , o Tomahawk Steak, um delicioso e imponente naco de carne de costela de vaca, feita mesmo a medida para os amantes de carne. No que toca aos pratos de peixe, o bacalhau rústico com puré de cenoura em camas de folhas da terra é uma das opções que não desencanta; o sabor não deixou os créditos em mãos alheias.
Para um final de refeição condigno, por que não experimentar o pudim de cerveja (isto é uma cervejaria, afinal), ou o agradável gateau de múcua? São as sobremesas mais pedidas.
Bebidas
Além das cervejas nacionais (o Bessangana é o único lugar em Angola que serve Fino Eka, bem como as já habituais N’gola, Nocal e as três alternativas de Cuca), esta cervejaria oferece vários cocktails, caipirinhas e sangrias feitas com cerveja. "Abraçamos o desafio de criar um conceito distinto, não queríamos ser apenas mais um restaurante,’’ confidenciou-nos o Alcino.
Experimentamos uma caipirinha de maracujá com Cuca Preta; a combinação de proporções na medida ideal torna-a nem doce nem amarga, bastante agradável, e surpreendentemente refrescante. A Sangria de frutos vermelhos a base de Cuca loira é outra opção interessante.
Projecções para o futuro
O Grupo Sol Maior Pretende inovar com cervejas sazonais de pressão. Em Outubro deseja, celebrar o Oktoberfest, promovendo uma cerveja específica.
Não foi boa experiência. Pão estava duro no covert e pouco molho. Servidor não tinha muita experiência. Com falta de qualidade preço fico 21000 kz. Muito caro
Não gostei do atendimento, acredito que os profissionais que lidam com os clientes deveriam estar mais bem dispostos e prontos para proporcionar um bom ambiente. A comida não é grande coisa. Achei as guarnições muito pobres.