Falta de Divisas? Onde ir pra fora, cá dentro: Campismo e Passeios Guias

Namibe
 15/08/2018

Junho 1, 2016

No momento em que escrevemos estas linhas, 100 USD custam 38.000 AKZ no mercado informal. É practicamente impossível adquirir divisas nos bancos comerciais. Não há dólares, não há Euros, não há moeda estrangeira. Como consequência, as pessoas simplesmente pararam de viajar para fora, ou então o fazem com muito menos frequência. Mas será este o motivo para ficarmos eternamente em casa, presos num filme de terror financeiro, na incapacidade de sairmos deste pesadelo? Não nos parece.

Não vamos aqui fingir que existe turismo interno no verdadeiro sentido deste conceito, e muito menos uma indústria organizada e estruturada que o suporte. Entretanto, já começam a haver algumas opções, ainda que apenas para viajantes com um poder de compra acima da média. Estas opções são invariavelmente mais baratas que o custo total de trocar Kwanzas na rua e efectuar uma viagem ao exterior, e oferecem a oportunidade de conhecer a imensidade e o potencial turístico deste país. Partilhamos aqui alguns lugares espalhadas por Angola, bem como dicas sobre como melhor aproveitar a sua viagem. 

Sem mais rodeios:


Campismo


O turismo interno no país não tem de ser feito apenas em hotéis. Todos os guias de turismo já escritos sobre Angola mencionam a possibilidade de acampar, e há muita gente que o faz. Temos amigos, como a malta do Views of Angola (VOA), que tem explorado diversas províncias do país e acampado nelas, muitas vezes perto de marcos turísticos. Entre os conselhos que dão, contudo, é a necessidade de interagir sempre com os aldeões dos locais que visitam, não só para dar a conhecer que pretendem acampar lá mas também por questões de segurança. Se quiser saber mais detalhes sobre este tipo de turismo alternativo, contacte o pessoal do VOA aqui. Outra boa fonte de informação é o Angola Off-Road Forum.

Ao contrário de outros países melhor desenvolvidos, não é comum ver parques de campismo em Angola. Contudo, é cada vez mais comum ver pessoas a acampar, e em alguns lugares, como na praia de Cabo Ledo e na costa benguelense, certamente não será o único. Muitos destes lugares são de difícil acesso, por isso recomendarmos sempre ir com jipes bem equipados e condutores experientes.

Por esta Angola afora, há inúmeros lugares espectaculares para acampar. Partilhamos nas aqui alguns destaques, enviados pelos nossos amigos (em ordem: costa benguelense e Pungo Andongo, em Malanje) e a Praia da Mariquita.

Praia da Mariquita, Namibe

Este projecto, localizado numa bela praia deserta da província do Namibe, é gerido em parceria com o empreendimento hoteleiro Kimbo do Soba, do Lubango. Infelizmente o aldeamento, que incluirá bungalows e um pequeno parque de campismo, ainda está em construção, sem data prevista de abertura. Contudo, talvez os mais aventureiros podem montar tendas e usufruir da magnífica praia.

Mapa
Praia da Mariquita Website


Passeios com a Eco-Tur


Participar nas famosas excursões da Eco-tur é uma das melhores maneiras de conhecer o país. Esta operadora turística opera no mercado a largos anos e é liderada por uma equipa experience, que trabalha e viaja em Angola desde os anos 80. “O nosso objectivo é desenvolver em Angola o ‘turismo de aventura’ e outras actividades relacionadas, seguindo o tema ‘Descubra Angola connosco’. Valorizamos as paisagens virgens das nossas selvas e praias e o nosso objectivo é de as preservar respeitando o seu estado natural,” explicam no seu portal. “Actividades de aventura abundam e elas incluem pesca desportiva em águas e barcos com Recordes Mundiais, todo o tipo de desporto náutico na baía do Mussulo ou somente laser nas areias douradas das muitas praias desertas (365 dias no ano se você tiver tempo!), ou surfar nas águas quentes de Cabo Ledo, observar aves, visitar parques nacionais apenas para enumerar alguns,” concluem.

Eco-Tur Website
Eco-Tur Facebook

Características

  • Animais de estimação
  • Animais selvagens
  • Bom e barato
  • Bom para grupos
  • Dá para acampar
  • Local a beira-mar
  • Praia
  • Safari
  • Visita guiada
  • Vista bonita

Cozinhas

Localização

Comentários (0)

Novo Comentário

Contactos

0 pessoas marcaram este sítio