K Luanda Chic: Paixão Pela Gastronomia Japonesa Restaurantes

K Luanda Chic, Talatona, Luanda
$$$$
 29/05/2018

Publireportagem


A história do Grupo K é uma história de amor com a gastronomia japonesa.

Para amantes de sushi, o K Luanda Chic, detido pelo referido Grupo, é o tipo de restaurante que justifica uma viagem de mais de 40 minutos pelo trânsito luandense só para se ter o prazer de degustar as criações ímpares da sua equipa de sushimen. Localizado no 1° andar do Atlantic Business Center, em Talatona, o K Luanda Chic é um restaurante dedicado à gastronomia japonesa em geral e ao sushi em particular. “Somos o único restaurante exclusivamente de sushi na cidade,” explica-nos Fabiana Santos, a gerente. “A nossa cozinha é japonesa. Não servimos pratos de fusão nem muitos pratos quentes. Abrimos excepções de pratos de peixe grelhado ou algo similar para pessoas que não podem comer sushi.”

A qualidade do sushi do K Luanda Chic ajuda o espaço a manter uma clientela fiel, composta maioritariamente por angolanos. Apesar da crise, o restaurante enche aos fins de semana; mesmo nos dias de semana, não é incomum vê-lo muito bem preenchido. Tal tem sido o sucesso do K que no mês de maio do ano em curso alugaram um escritório no Atlantic Business Center, mesmo em frente ao restaurante, e transformaram-no, na totalidade, em 5 salas tatami de inspiração japonesa onde se come o menu omakase, inteiramente escolhido pelo chef.

É uma viagem aos clássicos sabores japoneses.

O Espaço e o Chef

Em 2014, o sushi do K era servido numa pequena sala dentro de um restaurante do mesmo na Rua Projectada, no Morro Bento. O artigo sobre esta experiência ainda está disponível aqui no Luanda Nightlife. Foi aí o nosso primeiro contacto com o trabalho do Chef Euder Leite, eterno apaixonado pela gastronomia japonesa e comandante da cozinha do K Luanda Chic. “A minha paixão sobre esta gastronomia nasceu no Brasil,” diz-nos o Chef, residente em Angola há 3 anos depois de ter “recebido uma “proposta de trabalho irrecusável.” “O povo angolano e muito receptivo, me receberam de braços abertos”, conta-nos.

Algum tempo depois o K mudou-se para o antigo restaurante Luanda Chic, em Talatona, e hoje é conhecido como K Luanda Chic. É um espaço moderno, elegante, bem decorado e aconchegante, com uma sala interior e uma varanda coberta. O peixe fresco está exposto logo à entrada do restaurante, no balcão de sushi.

Já as famosas salas tatami do K Luanda Chic estão localizadas mesmo em frente ao restaurante, no outro lado do corredor. As salas foram totalmente construídas com mão de obra e materiais locais. Estão abertas de terça a sábado para o jantar e domingo durante o almoço. Cada sala (são 5 no total) tem a capacidade para cerca de 5 pessoas, em privacidade. É uma experiência única e divertida; as fotos dão uma ideia do que o espera. Se optar por jantar nelas, reserve a sua sala o quanto antes; são populares entre os clientes do K Luanda Chic. “A reação [às salas] foi a melhor possível e a inspiração era criar algo inovador aqui em Angola dentro da cultura japonesa,” constata o Chef.

A Gastronomia

O sushi é muito apreciado em Luanda. Há dez anos, havia apenas um restaurante na cidade a servir sushi, e somente uma vez por semana; hoje, há pelo menos uma dezena que serve sushi regularmente. É um facto que apanhou desprevenido o Chef Euder, que veio do Brasil sem saber a popularidade desta iguaria cá na banda. “Foi uma surpresa para mim e fico muito feliz com aceitação do nosso sushi,” diz.

O K Luanda Chic tem um dos melhores e mais variados menus de sushi de Luanda e do país, e o peixe que trabalham é de elevada qualidade. “O nosso peixe é sempre fresco e procuramos trabalhar também com peixes e crustáceos locais,” segreda-nos Euder. Ele é o Chef do Sushi, e de vez em quando ainda mostra os seus dotes, mas os outros sushimen do K, não só do K Luanda Chic como também dos outros restaurantes do Grupo, são todos angolanos e foram treinados pelo Euder. “É preciso muita dedicação de todos e formação diária para sempre inovar e manter a qualidade,” conta-nos o Chef.

No recheado menu encontrará uma série de entradas deliciosas, incluindo diversos ceviches, carpaccios (o de salmão e pesto é o nosso preferido), tatakis, sopa miso shiro, entre outras escolhas. O que segue depois é um mundo: sashimis de vários peixes, diferentes tipos de hot rolls, nigiris e temakis, e os sempre saborosos combinados, autênticas obras de arte com os mais variados tipos de sushi e sashimi.

Nas Salas Tatami, bastante requisitadas pelo público, pode sempre optar pela carta normal do restaurantes, mas nós recomendamos o menu omakase; em japonês, significa ‘escolha do chef’. Será servido uma série de petiscos japoneses, todos eles feitos na hora. É uma forma interessante de conhecer a gastronomia japonesa para além do sushi.

Vários restaurantes em Luanda e no resto do país têm sido negativamente impactados pela corrente crise económica e a incapacidade de importar produtos alimentares por falta de moeda estrangeira. O K Luanda Chic não está imune a isso. Entre os principais problemas que enfrenta no país, o Chef destaca “a falta de divisas para compra do material para confeccionar a comida japonesa.” A solução? “Viajar todos os meses á Portugal para trazer todo o material necessário.”

Para terminar…

Não se iniba de provar as sobremesas do K Luanda Chic. Somos especialmente fãs do petit gateau e do folhado de maçã com gelado, mas experimente também as outras opções no menu.

O que beber…

O K Luanda Chic tem um bar de renome e serve excelentes cocktails, para além das caipirinhas e gin tónicos. Apreciamos muito as sangrias do K, especialmente a de frutos vermelhos. A carta de vinhos é bem pensada, mas a nossa recomendação é que acompanhe a sua refeição com saquê, a tradicional bebida alcoólica japonesa feita a base da fermentação de arroz.

Ao sair…

Leve consigo o cartão de visita do K Luanda Chic, e ligue para o restaurante quando quiser partilhar uma noite de excelentes experiências gastronómicas com alguém que mereça. Saiba também que às sextas há música ao vivo – falamos de violino, saxophone, algo assim mesmo leve. Assim, talvez terá mais motivos para planear a próxima visita…

Características

  • Entrega ao domicílio via Tupuca
  • Esplanada
  • Experiência Premium
  • Jantar romântico
  • Ocasiões especiais
  • Preferido do LNL
  • Sala Privada
  • Vegetariano

Cozinhas

  • Japonesa

Preços

  • KZ 0,00

Localização

Comentários (0)

Novo Comentário

Aberto agora

Horários

  • Monday 12 PM - 11 PM
  • Tuesday 12 PM - 11 PM
  • Wednesday 12 PM - 11 PM
  • Thursday 12 PM - 11 PM
  • Friday 12 PM - 12 AM
  • Saturday 12 PM - 12 AM
  • Sunday 12 PM - 10 PM
5 pessoas marcaram este sítio