Nota prévia: Por motivos óbvios, não temos saído para avaliar restaurantes com tanta frequência. E pelos mesmos motivos, a nova realidade nos restaurantes – menos funcionários, horários reduzidos, limitações diversas em toda operação – implica que o nosso método de avaliação também passe por algumas mudanças. Estamos agora mais focados na oferta gastronómica em si e no quão preparado está o restaurante no que toca a biossegurança, tanto para os seus funcionários como para o público em geral. Considerações como velocidade do atendimento, quantidade de oferta, e outras opiniões do género, estão em segundo (ou terceiro) plano.
Lïve Waterfront & Bar Club
Era pra toda Marginal ser assim: restaurantes e quiosques espalhados pelo cartão postal da cidade, um verdadeiro oásis de lazer e restauração. A realidade é muito diferente: são pouquíssimos os restaurantes ao longo da Marginal, mas os que existem acabam por dar uma outra vida à zona. É o caso do Live, que abriu em Dezembro de 2018 num destes pequenos compartimentos de madeira. O espaço interior é bastante cozy, com um design muito bem conseguido; a esplanada é bem maior que o restaurante em si e ao anoitecer oferece uma soberba vista das luzes a acenderem na Marginal e na Ilha do Cabo. É, por isso, um local propenso para
sundowners ao fim da tarde, e felizmente os cocktails não desapontam. O menu também não: é peqeno e focado (sabem o que fazem bem e apostam nisso), os pratos são bem executados, e todos os dias da semana há menu executivo com ofertas diferenciadas.
O que comer
Há vezes que vamos a restaurantes e pedimos várias entradas para partilhar na mesa; fazemos das entradas os pratos principais. O Lïve é um bom lugar para fazer isso, pois as entradas e snacks – os ceviches, carpaccios, gambas ao alho e choco em tempura – são de boa qualidade. Somos também fãs do Lobster Roll, quando está disponível. Deve ser o único que provamos em Luanda. Enter os pratos principais, destaque para o Bife de Atum, que é servido com puré de batata doce e legumes salteados, o delicioso Risotto de Lagosta, e o Bife Live Lombo, servido com molho branco e puré de batata com pedaços de bacon. Como já referimos acima, todos os dias da semana o Lïve serve um menu executivo que inclui prato principal (peixe ou carne), sobremesa e uma bebida por 4.950 AKZ. Todos os dias as opções são diferentes; todos os dias, o menu é comunicado nos Instagram stories do Lïve.
O que beber
Não é à toa que o Lïve é convidado para o Luanda Cocktail Week: Servem muito bem e tem uma variedade interessante de cocktails, incluindo criações únicas. A lista de vinhos é dominada por vinhos portugueses de boa qualidade; há também sumos naturais, diversas cervejas, e mais.
Preços
Tendo em conta a sua localização, a qualidade dos ingredientes e a variedade da oferta, consideramos que a relação preço-qualidade deste estabelecimento é justa. Os preços são um pouco acima da média, o que é de esperar: os pratos principais rondam os 5.000-9.000 AKZ.
Biossegurança
Alcóol-gel na entrada, garçons com máscaras, distanciamento entre as mesas e desinfecção constante nas mesmas...tudo como mandam as recomendações dos órgãos competentes.
Considerações finaisQuando queremos um ambiente à beira-mar, sem ter de entrar na Ilha, com um bom cocktail e comida saborosa, num ambiente cozy e requintado, o Lïve é sempre o local indicado. E as playlists estão sempre em dia.
Características
- Bom para comer sozinho
- Esplanada
- Estacionamento
- Faz entregas
- Jantar romântico
- Local a beira-mar
- Ocasiões especiais
- Permitido fumar
- Vista bonita
Cozinhas