Fazenda Rio Iris Hotéis

Conda - Kwanza Sul
3,5 | $$
 15/08/2018


Abril 11, 2016

Escondida entre os exuberantes morros tropicais da província do Kwanza Sul está uma fazenda que foi erguida em 1975, ano em que Angola tornou-se independente. Rodeada de verde, a Fazenda Rio Iris é o lugar ideal para passar um fim de semana prolongado se procura pela hospitalidade à moda antiga, se gosta de caminhar na natureza e se gosta daquela beleza que só o campo nos pode oferecer. 

Por Lula Ahrens

A experiência inesquecível e relaxante que é uma visita à Fazenda Rio Iris – também conhecida como Fazenda Rio Uiri – onde a diária são 14.000 AKZ para um quarto duplo incluindo o pequeno almoço, começa com a espectacular viagem de 5 horas de carro entre Luanda e Conda. O caminho para a Fazenda confirma a fertilidade dos solos do Kwanza-Sul: existem vários mercados cheios de cor ao longo do trajecto, onde se vendem principalmente fruta e vegetais.

A fazenda é composta por um grupo de pequenos edifícios brancos no cimo de um morro, a 937 metros acima do nível do mar e ao lado da estrada sinuosa usada para lá chegar. Como deve imaginar, a vista é de cortar a respiração. Algumas das montanhas nesta zona de Angola fazem lembrar pedras gigantes lançadas ao calhas numa paisagem tropical aparentemente desabitada e sem fim.

Em tempos idos, esta fazenda foi uma próspera produtora de café; hoje em dia, os seus donos ganham a maioria do seu rendimento com o turismo local e o cultivo, ainda que em escala reduzida, de café, milho, feijão, bananas, abacate e outros vegetais. A fazenda abriu ao público turista há 5 anos.

Dentro da propriedade encontrará uma linda piscina natural alimentada pelas águas das montanhas; uma pocilga para os porcos; cabritos, burros, e uma lagoa para gansos e outras aves; encontrará também coelhos e um macaco.

Certamente notará também muita actividade agrícola, como por exemplo a lavagem e secagem de milho.

Os quartos são exactamente o que deve imaginar de uma fazenda: pequenos, básicos, mas bastante acolhedores, com cortinas e lençóis floreados. Não espere encontrar certos luxos da cidade para além do chuveiro com água quente e um autoclismo que funciona.

Comida

Os buffets do almoço e jantar [4.000 AKZ cada] são servidos num belo celeiro convertido em sala de refeições, com as vigas de madeira expostas, uma decoração de tempos passados e um pé direito enorme. Ao fundo, as gigantes portas de madeira abrem-se para um terraço. Há também disponível um menu à la carte.

A Fazenda Rio Iris é conhecida pela sua variedade de comida fresca e saudável, e oferece uma gama interessante de vinhos, cervejas e bebidas espirituosas. Numa das noites que estivemos na Fazenda, tanto a sopa como a massa com vários tipos de carne estavam bem confeccionadas e saborosas, mas achamos o churrasco um pouco seco. Já os pratos de porco, bife e vegetais estavam decentes. Infelizmente, nem sempre há peixe.

O pequeno-almoço é servido numa bonita varanda com vista para o jardim tropical selvagem.

É básico, mas apetitoso: são servidas frutas locais, pão, salsichas enlatadas e ovos estrelados. Recomendamos o café.

O atendimento na Fazenda Rio Iris é extraordinariamente pontual para os padrões angolanos. Os trabalhadores são atenciosos e acessíveis.

O que fazer

Os hóspedes podem explorar as redondezas numa carroça puxada por burros à partir da Fazenda. Há cerca de uma hora de carro, perto do Sumbe, encontrará fantásticas grutas gigantes cheias de morcegos; para lá chegar, terá que caminhar por cerca de meia hora, sempre a descer o morro. Recomendamos vivamente: valem mesmo a pena para qualquer pessoa que queira explorar as belezas naturais deste país.

Não tão espetaculares mas igualmente divertidas são as fontes termais naturais que podem ser encontradas há cerca de 15 minutos de carro da Fazenda. Por último mas não menos importante, existem vários trilhos para caminhadas a volta da Fazenda, o que é raro neste país minado e vastamente inexplorado.

Recomendamos que reserve com muito tempo de antecedência, especialmente em fins de semana prolongados. É permitido aos visitantes acampar no local quando já não existem quartos disponíveis. A casa oferece os chuveiros e pode comprar refeições no restaurante.


Características

  • Animais selvagens
  • Bom para crianças
  • Bom para grupos
  • Dá para acampar
  • Estacionamento
  • Permitido fumar
  • Rio
  • Tem Piscina
  • Vista bonita

Cozinhas

  • Angolana
  • Portuguesa

Preços

  • Quarto Casal | Double room

    Com pequeno-almoço | Breakfast included

    KZ 14.000,00
  • Buffet almoço e jantar | Lunch and dinner

    KZ 4.000,00

Localização

Comentários (1)

  • LaurenceMar 2020

    Boa tarde, Queria saber si tem Quatro quartos (8 pessoas) disponivel para sabado 21 e domingo 22 de março por favor ? Muito obrigada,Disculpa para meu portugues..... Laurence Redouté

Novo Comentário

1 pessoas marcaram este sítio