21 Dezembro, 2017
Escrito por Winnie Carmo
No coração de São Paulo encontra-se uma figueira de bengala centenária, que oferece abrigo a um restaurante ao qual emprestou o nome e enche de charme.
Ao entrar no Figueira Rubaiyat, a primeira coisa que vê é obviamente a imponente e frondosa árvore, que a cumprimenta e o introduz no cenário que se segue, com os seus ramos incorporando a estrutura e decoração do espaço.
Entrada
Para começar, aceitamos o Couvert, composto por pães de queijo e pães com sementes, todos acabados de sair do forno. Tinha também azeitonas, manteiga e molho Tzatziki (molho grego de iogurte com pepino e hortelã). Tanto os pães quanto os molhos estão 5 estrelas. Um óptimo início de refeição.
Prato Principal
Como prato principal pedimos o Kobe Beef com batata soufflé. O bife é o resultado do cruzamento da raça japonesa Wagu com matrizes Brangus da Fazenda Rubaiyat, dando à carne uma maciez e suculência incomparáveis. A bataba soufflé nada mais é que batatas fritas inflamadas, o que as torna mais crocantes.
O bife estava simplesmente divinal, com um tempero com ervas aromáticas e cozido no ponto certo, deixando ainda mais saborosa. A batata também estava muito boa, sequinha e bem crocante.
Sobremesa
Para adoçar a experiência, pedimos a Panqueca de doce de leite “Cabaña Las Lilas”, com sorvete de baunilha.
Pelas características da panqueca, apostamos que os franceses a chamariam de crepe. No entanto, não perdendo o foco, a mistura com leite condensado estava boa, mas um pouco doce demais, mesmo com o gelado de baunilha. Para os amantes de sobremesas bastante doces, essa seria uma opção.
Bebida
Em meio as inúmeras opções no menu de bebidas, escolhemos o cocktail Liberdade, composto por Licor de líchia, saquê e sumo de arando (fruto silvestre). Veio servido numa caneca de estilo asiático, sem pega, acompanhado de um biscoito da sorte, um toque simpático.
Apesar do sabor do licor de líchia ser forte, a mistura de ingredientes foi tão bem feita que resultou numa bebida que casou bem com o nosso paladar.
O atendimento
O serviço foi simplesmente excelente. O garçon mostrou-se muito disponível para responder as nossas questões e fazer sugestões, consoante os nossos desejos.
Também gostamos muito de ter a possibilidade de ter pão fresquinho à disposição, e de poder repor a batata soufflé.
A reter
A melhorar