LNL no Kubico: Camarão Empanado com Côco Fresco Ralado e Geleia de Cahombo Guias

Luanda
 01/10/2021

Elizabeth Martins, ou simplesmente “Beth” como é carinhosamente tratada, nasceu em Luanda aos 31 de Agosto e descobriu o gosto pela culinária aos 7 anos de idade, acompanhando a rotina das suas avós. 

Aos 13 anos ingressou para a televisão onde apresentou alguns programas de entretenimento infantil e juvenil, mas ainda assim, a paixão pelos tachos e sabores sempre falou mais alto, motivo que a levou a fazer uma formação profissional de cozinha e pastelaria intensiva pela ACPP (Associação dos Cozinheiros Profissionais de Portugal) em 2018.

Elizabeth Martins é mãe e uma chef muito dedicada. Cozinha sempre com amor e adora passar tempo útil e saudável com a sua família. É apaixonada pelo mar e por programas de culinária, documentários e filmes, sempre que possível viaja para conhecer novas culturas, povos, comidas e lugares misteriosos com história. 

Estreou-se como apresentadora do programa “Entre Tachos” do canal ZAP Viva a 10 de Agosto e tem vindo a conquistar e surpreender as famílias com receitas deliciosas, feitas com produtos frescos da terra.

O LNL é parceiro digital do programa Entre Tachos.

INGREDIENTES

Para o camarão:

12 camarões médio
150 gr de côco fresco ralado
150 gr de panko
3 Ovos
150 gr de farinha de trigo
Q.b. de sal
1 limão (sumo)
3 dentes de alho
Q.b. pimenta preta
Q.b. de cebolinho para finalizar
Óleo para fritar

Para a geleia de cahombo:

8 cahombos
1 dente de alho pequeno
2 maçãs verdes pequenas sem casca e picadas
1 chávena de açúcar cristal
1/4 chávena de água
1/4 chávena de vinagre de maçã
Q.b. de sal

MODO DE PREPARAÇÃO:

Para o camarão:

1. Comece por tratar dos camarões. Retire as cascas e as cabeças, faça um corte ao longo do lombo e retire as vísceras. Tempere com alho, sal, sumo de limão e pimenta moída. Deixe marinar.

2. Numa tigela bata os ovos, noutra ponha a farinha de trigo e noutra misture o panko com o côco ralado.

3. Empane os camarões seguindo a seguinte ordem: passe pela farinha de trigo, depois pelos ovos batidos e de seguida pela mistura de panko e côco ralado. Ponha num tabuleiro.

4. Frite os camarões empanados em óleo abundante e retire-os directamente para um tabuleiro com papel de cozinha para absorver todo o óleo.

A geleia de cahombo:

1. Prepare os cahombos, cortando-os ao meio e retirando com a ajuda de uma colher de chá as sementes e as partes brancas. Corte-os em 3 pedaços. Triture os cahombos, as maças, os alhos picados e a água numa picadora eléctrica.

2. Coloque a mistura numa panela juntando o açúcar, o vinagre e uma pitada de sal. Mexa com uma colher e leve a fogo baixo até atingir a consistência de geleia.

3. Pode levar cerca de a 10-15 minutos mas confirme colocando um pouco num prato e passando uma colher no meio. Se o rasto da colher se mantiver algum tempo, a geleia está pronta. Atingiu o ponto de estrada.

DICA DA CHEF: se não quiser empanar com cocô pode fazer uma tempura ou pome e passar os camarões pela polme e depois fritar.

Características

  • Cozinha saudável

Cozinhas

  • Angolana

Localização

Comentários (0)

Novo Comentário

Contactos

0 pessoas marcaram este sítio