Na Mesa do Chef: Um jantar intimista único Restaurantes

Mbawa Concept, Luanda
 02/06/2021

Numa altura em que menos é mais, o LNL lançou na semana passada uma nova série de jantares íntimos em que o foco está na experiência em si. Na cultura da restauração, a mesa do chef fica na cozinha do restaurante, e nela sentam os convidados do chef; é a mesa mais cobiçada pois os comensais são servidos com um menu exclusivo e recebem todos os mimos e mais alguns. Estes novos jantares íntimos do LNL são inspirados nestes momentos memoráveis. Bem-vindo à Mesa do Chef…

O Chef

O nosso primeiro convidado chama-se Ricardo Braga e é um dos mais talentosos chefs a trabalhar em Angola. Foi uma escolha fácil para a inauguração desta nova iniciativa.  Já passou por diversas cozinhas, incluindo as do Hotel Ritz, Hotel Meridien e Restaurante Flor de Sal, em Lisboa, e do Hotel de Convenções de Talatona e do Restaurante Caribe, em Luanda. Premiado internacionalmente, o Ricardo trabalha actualmente no Catering Palatum.

O Jantar

O conceito foi simples: o Ricardo e sua equipa forneceram a comida, e o LNL, o vinho. À Mbawa coube a oferta do lindo espaço onde decorreu esta singular experiência. O jantar contou com 4 momentos: variados snacks acompanhados por um belo Zorzetting Brut Vino Spumante da Itália; um prato de lulas, harmonizado com um delicioso Framingham Riesling da Nova Zelândia; um prato de carne, neste caso um magret de pato servido com o Lievland Vineyards Pinotage; e, por fim, a sobremesa, simplesmente intitulada Merengue e Queijo. Foi servida com um Joostenberg Estate Chenin Blanc Noble Late Harvest e uma supresa de um dos comensais: vinho do porto do melhor. 

Mas primeiro, o couvert – 4 Mini Pães e manteiga de algas:

     



Os Snacks, todos eles acompanhados por Zorzettig Brut Vino Spumante da Itália:

Batata e tártaro com maionese de limão:



Crocante de tapioca com gel e pimentos:



Tartelette e camarão:



Merengue e pato fumado e frutos vermelhos:



Rissóis de Kitetas: 



E, por fim, a famosa Pedra Negra de Angola:



Terminado os snacks, mudamos de vinho e abrimos as primeiras garrafas do Framingham Classic Riesling 2019 da Nova Zelândia, um dos melhores rieslings daquele país e provavelmente o melhor à venda em Angola neste preciso momento. Os pratos foram servidos e o Chef Ricardo apresentou-o: Lula, caviar de tapioca, caril e gimboa.



O magret de pato é normalmente harmonizado com um clássico Pinot Noir; nós optamos pelo seu enteado, um pinotage sul-africano com bastante carácter. Chama-se Lievland Vineyards Pinotage 2017 e acompanhou o Magret de pato, purê de mandioca, crocante de mandioca e jus de pato.



A noite chegou ao fim com o Merengue e queijo acompanhado de gelado de morango e um vinho de sobremesa sul-africano, o Joostenberg Estate Chenin Blanc Noble Late Harvest.

          

Enquanto escrevemos estas linhas, já se passou quase uma semana mas ainda estamos a pensar no festival de sensações, sabores e emoções do nosso primeiro jantar 'Na Mesa do Chef'. A criatividade do Chef Ricardo Braga e a sua equipa do Catering Palatum é simplesmente inesquecível, e o uso quase que exclusivo de ingredientes angolanos orgulha-nos. Estes pratos podem ser de qualquer cozinha internacional de alto nível, mas são nossos. A seleção de vinhos não ficou pra trás, e conseguimos unir sabores nacionais com vinhos da Itália, Nova Zelândia e África do Sul, todos comprados cá.

O nosso agradecimento a tod@s que fizeram parte desta experiência.

A próxima edição já está a ser cozinhada...

Características

  • Experiência Premium
  • Preferido do LNL
  • Vinho a copo

Cozinhas

  • Angolana

Localização

Comentários (0)

Novo Comentário

0 pessoas marcaram este sítio