Junho 23, 2016
Uma visita ao Lobito não pode terminar sem uma passagem pelo lendário Hotel Terminus. Actualmente, quem visita o espaço não tem como não passar pelo novo e moderno hotel e restaurante, enquanto o seu irmão mais velho, o Terminus original, está a ser renovado.
Por Lula Ahrens
A história do Hotel Terminus remonta ao ano 1902, quando a linha ferroviária de Benguela estava em alta produção. O interior tem um estilo colonial que foi preservado ao longo dos anos e dá ao hotel um ar histórico e nostálgico. Mas os lugares históricos precisam de manutenção, e o hotel fechou suas portas temporariamente para poder se concentrar em obras de renovação.
O contraste entre o antigo Hotel Terminus e o novo – localizado mesmo um ao lado do outro – não poderia ser mais evidente. A nova versão do Hotel Terminus abriu ao público há cerca de um ano e meio atrás. O edifício é moderno, rectangular e pintado de amarelo. O design interior é minimalista e tranquilo, com cores suaves e paredes de vidro com vista para a praia. A nossa primeira impressão foi que era ‘boring!’ mas nós mudamos completamente de ideia durante uma tarde no novo restaurante do Terminus.
O novo Terminus tem um efeito relaxante sobre o corpo e a alma com o seu design moderno e suave. O edifício é tão sereno e arejado como a praia tranquila ao seu lado. Não há nada que distrai da serenidade, incluindo o hotel e excelente serviço do restaurante.
O buffet do restaurante é bem colorido com uma exposição bonita e convidativa de entradas, sobremesas e alguns pratos principais. Os hóspedes são oferecidos a escolha entre o peixe fresco grelhado ou o buffet (5000,00 AKZ). Os pratos do buffet estavam tão apetitosos que não pensamos duas vezes e queríamos atacar logo.
Mas não sem experimentar primeiro um cocktail de 1500,00 AKZ. A margarita perfeita tem tudo haver com sabores frescos, um pouquinho de triple sec e açúcar. O Terminus acertou em cheio, e ainda mais com a sua apresentação elegante. O restaurante também dispõe de uma grande seleção de vinhos.
Ao contrário do buffet típico Angolano, a frescura e alta qualidade dos ingredientes foram imediatamente aparentes após a degustação. A nossa salada serviu como um bom exemplo disso, embora que o ovo recheado que adicionamos estava velho e seco; um erro desnecessário. A sopa picante de abóbora e gengibre também não decepcionou. Para o prato principal, experimentamos o atum enrolado em bacon com molho de manteiga, e também experimentamos a sugestão do chefe: filé de hake frito. Nós adicionamos uma variedade de pratos coloridos de vegetais deliciosos.
Vamos começar com a nossa segunda decepção: o bife de atum. Estava maravilhosamente temperado, mas tão seco como atum conservado em lata, ao invés de mal passado ou medio como deveria estar. O filé de hake foi uma história totalmente diferente; sua textura firme, suculenta e saborosa foi feito ainda melhor com a variedade de legumes que adicionamos; beringela ao alho, um molho de tomate caseiro e um espinafre a lá creme delicioso.
Para a sobremesa, tentámos o bolo de coco e mousse de caramelo. O bolo de coco estava coberto em caldo doce; sua doçura intensa dominou todos os outros sabores. A mousse de caramelo por outro lado, foi deliciosamente leve, cremoso e delicadamente aromatizada com uma pitada de canela.
Será que recomendaria o novo restaurante do novo Hotel Terminus? Com certeza. E já agora, porque não experimentar um dos quartos também?