E que tal um vinho a copo? Não, não uma garrafa, grande ou pequena; não, também não queremos um fino como substituto. Tal como vocês, às vezes é difícil encontrar vinho a copo nos restaurantes de Luanda. Mas felizmente, as coisas começam a mudar...
O LNL e a TBA (Top Brands Angola), representante dos Vinhos da Fundação Eugenio de Almeida (EA) lançaram recentemente uma nova iniciativa: EA Vinho a Copo. O objectivo da iniciativa é promover a cultura do vinho a copo, juntando curiosos e apreciadores de vinho. De 28 de Novembro a 19 de Dezembro haverá vinho a copo, bem como outras promoções vínicas, nos seguintes restaurantes:
Viva Luanda
Taverna Do Morro
Taverna do Belas
O Madeirense
Restaurantes Kook
Brasserie Bento
Restaurante Fazendeiro
Zen-it Esplanada Lounge
Clube S Restaurante
Lândana Restaurante
De 10 a 19 de Dezembro, os seguintes restaurantes participam:
Alive Restaurante e Lounge
Restaurante Faias
O Toscano
A Nossa Sombra
Coulleur Café
Tamariz
Panamera
La Bella Luanda
Casa 70
Luau Restaurante & Churrasqueira
Restaurante Fazendeiro
Esta lista será actualizada assim que mais restaurantes juntarem-se a iniciativa. Em cada espaço, encontrará o vinho Cartuxa EA Branco e o Cartuxa EA Tinho. A Fundação Eugénio de Almeida descreve o Cartuxa EA Branco da seguinte forma:
A linha EA da Cartuxa é composta pelos chamados 'vinhos do ano', de características típicas de vinhos jovens, fáceis de beber e para consumo imediato. Foi produzido pela primeira vez no ano de 1992. O vinho branco é feito com as castas portuguesas Roupeiro, Antão Vaz e Arinto, todas provenientes de vinhedos da Fundação Eugénio de Almeida, responsável pela marca Cartuxa. A fermentação do vinho ocorre em tanques de aço inoxidável, a temperatura controlada de 16ºC. É engarrafado sem passagem por madeira.
Notas de prova
Apresenta coloração amarela com reflexos esverdeados. Aromas frutados, com destaque para maçã-verde. Em boca, é um vinho bastante fresco, de corpo médio e final agradável.
Já o tinto é descrito assim:
A linha EA da Cartuxa é composta pelos chamados 'vinhos do ano', de características típicas de vinhos jovens, fáceis de beber e para consumo imediato. Foi produzido pela primeira vez no ano de 1992. Pertencente a Fundação Eugénio de Almeida, a Cartuxa é uma vinícola portuguesa localizada na região de Évora, no centro-sul do Alentejo.
O vinho tinto é feito com as castas Aragonez, Trincadeira, Alicante Bouschet, Syrah e Castelão, todas provenientes de vinhedos da Fundação Eugénio de Almeida. A fermentação do vinho ocorre em tanques de aço inoxidável, a temperatura controlada de 24º-27ºC. É engarrafado sem passagem por madeira.
Notas de prova
Apresenta coloração grená, límpido e brilhante. Aromas predominantemente frutados, com notas de vegetais. Em boca, é um vinho bastante fresco, com uma ligeira adstringência. Um vinho jovem e pronto para beber.
Bom proveito!