January 5, 2017
Por Cleusa Manita
Aconchegante e acolhedor, este pequeno restaurante na entrada da Restinga do Lobito é largamente reconhecido como o melhor restaurante português não só na cidade portuária do Lobito como na província inteira de Benguela. A cozinha do d.Bina continua a atrair clientes pelos seus pratos típicos, pela qualidade do atendimento e pela sua consistência.
Decoração
O espaço é decorado em tons terra. Tem cerca de 19 mesas e 39 cadeiras variadas de cores vermelha e castanha, um bar de madeira, e uma cozinha que se vê por uma janela. Existe uma parede feita de puzzle de pedras que traz o equilíbrio necessário para o local. O menu de 16 pratos encontra-se na parede num quadro preto.
Comida
Aqui encontramos uma típica cozinha portuguesa. A do d.Bina é conhecida pelas suas especialidades, que incluem bifes, diferentes pratos bacalhau, saladas, o caril de gambas, as famosas pataniscas, os marisco e a açorda. Na nossa visita mais recente ficamos pelo bife com molho de mostarda. Mas para acalmar o apetite, pedimos o couvert que veio com pão torrado, azeitonas e uma pasta de atum com pedaços de cenoura crocante que acrescentou a diferença ao paladar. O prato principal veio acompanhado apenas com batata frita. O molho mostarda estava bom e na consistência certa e as batatas quentes e secas sem óleo de fritura.
A variedade de sobremesas caseiras é tentadora, mas, sendo raro encontrar salame de chocolate, não resistimos e o pedimos acompanhado de um gelado de baunilha e um café cheio.
Bebidas
Existem várias opções de bebidas, desde refrigerantes, sumos naturais, cocktails com e sem álcool, gin, vinhos, conhaques, e mais. Na nossa última visita pedimos um gin tónico que deu para acompanhar todo o tempo que estivemos no local.
A reter
A melhorar
Mustard Beef
KZ 4.800,00Chocolate Salami
KZ 800,00Coffee
KZ 300,00