Escrito por Sandra Rodrigues
O restaurante Omunda oferece uma ementa variada, passando de pratos internacionais à gastronomia angolana de cozinha de fusão. Esta variedade é bem apresentada e bem confeccionada.
O Omunda fica situado no Hotel Serra da Chela no Lubango, na Avenida Almirante Américo Tomás, mais conhecido por Senhora do Monte, uma localização privilegiada no Lubango. É um hotel 4 estrelas, com um restaurante à altura destas estrelas.
A Decoração
Na decoração, é um restaurante intimista, bem decorado, com pinturas na parede e um biombo a tapar a entrada, para que as pessoas se sintam mais resguardadas.
As Entradas
Infelizmente começamos mal a nossa refeição, pois logo das entradas que tentámos pedir, somente uma estava disponível. Na ementa, encontra-se Sopa do dia (800 AKZ); foi o que as três pessoas que estiveram no restaurante nesse dia comeram. É uma sopa bastante consistente, com massa, mas como tínhamos vários pratos por provar, optamos por não pedir a sopa. A sopa de peixe (1.800 AKZ), Trouxa de marisco com camarão e molho cremoso picante (2.800 AKZ), que nos chamou a atenção, e o Caranguejo do Namibe gratinado (1.400 AKZ) não estavam disponíveis. Acabámos por comer somente o Couvert de manteiga, paté de atum e azeitonas (700 AKZ), com pão fatiado, onde se notava que algumas fatias eram frescas e outras nem por isso.
Os Pratos Principais
Nos pratos principais tivemos sorte, pois os que escolhemos estavam excelentes: Peito de pato em redução de vinho do porto, acompanhado com puré de maçã e legumes da Huíla (3.900 AKZ) e o Naco de Vitela com camarão salteado, acompanhado de risoto de cogumelos (4.800 AKZ). O peito de pato estava bem tostado, a combinação do puré de maçã com os legumes estava excelente. O naco de vitela estava macio e suculento, mal passado como solicitado.
Os pratos são cuidadosamente apresentados e bem confeccionados.
Para além dos que solicitamos, há pratos como: Arroz de peixe com gambas (4.200 AKZ); Camarão tigre com molho de alcaparras acompanhado de açorda de sapateira e quiabos (8.100 AKZ); Calulu de peixe à Chela (4.100 AKZ); Cabidela de galinha da Huíla (3.900 KAZ); e Tornedó de vitela com batata assada e estufado de legumes (5.100 AKZ).
As Sobremesas
Para sobremesa optámos por um Brownie de chocolate com ginguba em cama de compota de morango (1.600 AKZ), que não estava nada de especial. O Brownie estava pouco cozido e a ginguba, mole. Poderíamos ter optado também pelo Creme da Chela queimado (1.100 AKZ); Panna-cotta de ananás com ganache de chocolate quente (1.500 AKZ); ou o Crepe de canela e baunilha com cremoso de canela e frutas da época (1.900 AKZ).
Bebidas
A carta de vinhos, embora restrita, está bem diversificada, sem estar muito puxada em termos de preços. Mas, novamente, há bastantes vinhos na ementa que não se encontram disponíveis para servir.
O Atendimento
O atendimento foi atencioso. Fomos atendidos por várias pessoas, o que é pena, pois o restaurante estava praticamente vazio, e deveria haver pessoal específico para cada mesa, para não existir tanta rotatividade no atendimento.
A Reter
A Melhorar
Duck Breast
KZ 3.900,00Steak
KZ 4.800,00Chocolate brownie
KZ 1.600,00