Restaurante Pho Nam Restaurantes

Rua Amilcar Cabral 87, Maianga, Luanda - Luanda
4
 03/05/2021

 

Nota prévia: Por motivos óbvios, não temos saído para avaliar restaurantes com tanta frequência. E pelos mesmos motivos, a nova realidade nos restaurantes – menos funcionários, horários reduzidos, limitações diversas em toda operação – implica que o nosso método de avaliação também passe por algumas mudanças. Estamos agora mais focados na oferta gastronómica em si e no quão preparado está o restaurante no que toca a biossegurança, tanto para os seus funcionários como para o público em geral. Considerações como velocidade do atendimento, quantidade de oferta, e outras opiniões do género, estão em segundo (ou terceiro) plano.

Pho Nam

Há décadas que Angola conta com uma notável presença Vietnamita; a relação entre os dois países começou ainda antes de Angola se tornar independente, quando Agostinho Neto visitou Vietnam em 1971. Vietnam reconheceu Angola como nação independente logo no dia 12 de Novembro de 1975, e desde então, são fortes aliados. Mas há mais exemplos desta relação: uma das principais avenidas de Luanda, a Ho Chi Minh, ostenta o nome do primeiro presidente do Vietnam independente. 

Isto tudo pra dizer que é um pouco estranho não termos mais restaurantes vietnamitas por estas bandas. Sabemos que exisitiu pelo menos um, na Ilha – o famoso SoTam 8 – que entretanto fechou as portas na década antepassada. Felizmente, Luanda conta agora com um novo restaurante Vietnamita; e ainda bem, porque cá no LNL somos fãs incondicionais da gastronomia do sudeste asiático (já provamos na fonte em países como Burma, Tailândia e o próprio Vietnam). 

O Pho Nam teve a má sorte de abrir as portas logo antes do início da pandemia, em Fevereiro ou Março de 2020, e decidiu fechar até Janeiro de 2021. É um restaurante amplo, confortável, com o seu próprio charme; conta com uma esplanada, um pequeno bar, um palco para karaoke e duas salas privadas. Mesmo para quem acha que não aprecia comida vietnamita, ou melhor, não conhece, este é um lugar que vale mesmo a pena conhecer. 

O que comer

O menu do Pho Nam está dividido em duas secções: a vietnamita, e a não vietnamita. Simples assim. Na cozinha estão duas equipas: um (e às vezes dois) chefs vietnamitas, que asseguram a parte deles, e uma chef angolana, responsável pela parte angolana e portuguesa do menu para os menos aventureiros. Nos dias utéis há pratos do dia (opção de carne ou peixe), que por vezes incluem pratos tradicionais angolanos. Mas não viemos aqui para comer isso. 

Diz a doutrina científica (inventada por nós agora mesmo) que quando se visita um restaurante vietnamita, há que experimentar o pho pra saber se vale a pena. O pho, prato tradicional da culinária do Vietname que consiste de noodles servidos num consomé (caldo) de carne extremamente quente, com pedaços de carne ou frango, pode ser considerado o equivalente ao nosso muzonguê; o do Pho Nam está mais do que aprovado. Levanta a alma. 

Outro teste de fogo é o banh mi, a típica sanduíche vietnamita que denota a fusão de sabores franceses (ex-potência colonial) e os sabores locais; ingredientes incluem carne de porco, paté, coentros, cenoura, pepino, pimenta chili e maionese. Os do Pho Nam, feitos na esplanada do restaurantes, são deliciosos e fazem-nos lembrar de Hanoi.

Para os mais curiosos, faz todo o sentido experimentar os diversos pratos vietnamitas, conhecidos ou não; é uma gastronomia rica que merece ser explorada. Importa também realçar que o Pho Nam faz take-away e entregas. 

O que beber

Os sumos naturais divinais são o destaque aqui; há também a habitual oferta de fino, diversas cervejas nacionais, vinhos, refrigerantes, e mais. 

Preços

Aqui come-se muito bem por menos. O porção generosa do pho custa 3.500 AKZ deixa-te repleto; o banh mi grande custa 1.800 AKZ e funciona muito bem como almoço ligeiro. É raro ver pratos acima dos 10.000 AKZ, a não ser que sejam para partilhar.   

Biossegurança

Dada a nova realidade, o Pho Nam cumpre com as normas estabelecidas: álcool-gel à porta, garçons com máscaras e distanciamento entre as mesas.

Considerações finais

Esta foi das nossas melhores 'descobertas' dos últimos tempos, não só por adorarmos comida desta região do mundo mas também porque alarga o leque de opções da nossa cidade. É sempre bom termos opções dos mais variados cantos do mundo. O Pho Nam vale a pena por ter um serviço atencioso e esforçado, comida saborosa, porções generosas e preços minimamente acessíveis.

Características

  • Bom para comer sozinho
  • Bom para grupos
  • Esplanada
  • Faz entregas
  • Karaoke
  • Permitido fumar
  • Preferido do LNL
  • Sala Privada
  • Vegetariano

Cozinhas

  • Vietnamita

Preços

  • Pho

    KZ 3.500,00
  • Banh mi grande

    KZ 1.800,00

Localização

Comentários (0)

Novo Comentário

Horários

  • Monday -
  • Tuesday -
  • Wednesday -
  • Thursday -
  • Friday -
  • Saturday -
  • Sunday -
0 pessoas marcaram este sítio