Sugestões para uma quadra festiva em grande estilo Guias

Lobito
 14/12/2018

Este artigo foi publicado na mais recente edição da Revista Luxos, suplemento do Jornal Expansão, nas bancas um pouco por todo o país desde sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018.

Sugestão para jantar de Natal em Luanda: Hotel Trópico

Não há que inventar muito durante esta data festiva: tradicionalmente, o Natal é para ser passado em casa e em família. Mas cada vez mais, um pouco por todo mundo e cá em Luanda também, há pessoas com uma abordagem ligeiramente diferente no que toca a celebrar o Natal. Muitos, por força do trabalho, não conseguem estar com os seus mais queridos. Outros preferem celebrar fora de casa, em que o trabalho da lavagem da loiça e de arrumação fica a responsabilidade do hotel, por exemplo. E isto vale para empresas e famílias.

Nos últimos anos, os hotéis da capital têm se especializado no serviço de jantares de natal. O que começou como um serviço usado maioritariamente para empresas já é apelativo a famílias, casais, amigos, ou outro grupo que queira ter um Natal um pouco diferente, mas sempre com um bom serviço, algum requinte, sem stress e sem preocupações maiores. O Trópico, hotel de 4 estrelas localizado na Rua da Missão, no centro de Luanda, é um dos espaços que tem se destacado na produção de excelentes jantares de Natal.

O Hotel Trópico é um dos hotels mais antigos de Luanda; existe desde antes da independência, em 1975. Contudo, quem dá por ele hoje, moderno e contemporâneo, talvez não perceba logo hoje. O hotel sofreu uma profunda remodelação em 2014, tendo mudado completamente de visual, e beneficiou também de uma clara melhoria na qualidade e oferta dos seus serviços, incluindo a sua oferta gastronómica. Hoje, é muito conhecido pelo seu fantástico brunch, servido aos domingos; é sempre bastante concorrido.

Para o natal, o Trópico fará dois buffets muito parecidos: o Buffet de Natal e o Buffet de Natal Tradição. Diferem apenas em alguns aspectos. O Tradicional tem como opções de entradas, entre várias outras, Salada de polvo, Penne com camarão e pimentos, Salada Grega, Tártaro de atum, tártaro de camarão e vinagrete, Salada de grão, bacalhau e coentros, e ainda Lulas grelhadas, gengibre e molho suave de mostarda; o outro opta por Ceviche de pargo, cebola roxa e maracujá, Salada de fusilli com mexilhão e pimentos, Salada de vegetais crus com queijo magro, Salada de grão, bacalhau e coentros e por fim o Cocktail de camarão com frutos tropicais. Isto para além de várias outras opções, incluindo carpaccios, tomates recheados, e mais.

Como prato principal, o Buffet de Natal terá como opções Creme de marisco, Bacalhau cozido com todos, Peito de frango do campo recheado com farinheira e Ensopado de cabrito com tomilho; o Tradicional substitui esta oferta pelo Caldo verde, Bacalhau assado com broa e batatinha nova, Lombinho de porco com frutos secos, alheira, batatinha e espinafres e o Peru recheado com castanhas.

Para os amantes de gastronomia ao vivo, é possível que um dos pontos altos da noite seja o Show Cooking; não importa que buffet escolher, terá acesso a garoupa, bifes de atum, escalope de frango, picanha e secretos de porco, cozinhados a sua frente, na hora. As sobremesas também são iguais para os dois menus: Tronco de Natal, Bolo-rei, Leite-creme queimado, Fios de ovos e outras iguarias. É, certamente, uma oferta clássica.

Os Buffets de Natal do Hotel Trópico custam 16.500 AKZ por pessoa e não incluem bebidas; as reservas podem ser feitas pelo +244 222 652 980 ou, se preferir, o bookings.tropico@tdhotels.com

Sugestão para reveillon no Lobito: Hotel Terminus

Historicamente, a província de Benguela sempre foi um excelente refúgio para os luandenses que preferem desfrutar da passagem do ano novo longe da azáfama da capital. Tanto as cidades de Benguela e Lobito oferecem um leque de atractivos sedutores: quilómetros e quilómetros de praia, deliciosa gastronomia local, diversos passeios turísticos, presença de familiares, e uma calma e sossego que Luanda já não consegue igualar.

Por isso, é comum ver gentes da capital e viajarem para Benguela nos dias logo a seguir ao Natal. Mas engane-se quem pense que são apenas os luandenses. A província do litoral sul de Angola também atrai turistas internos vindos de cidades como o Huambo e o Lubango, atraídos por muitos dos mesmos motivos e também pela facilidade de viajar por estrada: mesmo com elas mais debilitadas do que no passado, Lubango a Benguela são cerca de 4 a 5 horas de carro; do Huambo, também. De Luanda, infelizmente, a melhor opção continua a ser aérea, visto que a viagem pode demorar mais de 8 horas devido ao estado desastroso das estradas.

Posto na província de Benguela, a principal escolha é uma: passar o revéillon na cidade portuária do Lobito, ou na capital provincial, Benguela. Cada cidade tem os seus encantos, as suas praias, a sua forma de ser; Lobito tem a famosa Restinga, uma língua de areia que se estende pelo mar afora, enquanto que Benguela tem a sua Praia Morena e um centro urbano vibrante que vive com a pulsação das pessoas. Cada cidade tem também unidades hoteleiras icônicas. No Lobito, é incontornável uma visita ao Hotel Terminus – e é aqui que recomendamos que passe o ano novo.

Construído em 1932 pelos Caminhos de Ferro de Benguela e várias vezes restaurado desde então, o Terminus é um dos melhores hotéis do país. É um local histórico, elegante e charmoso, aberto para o mar. Entretanto, o hotel original fechou para obras de restauro no fim de 2014 e ao seu lado abriu o novo Terminus, maior que o anterior mas concebido de forma a respeitar e emular a arquitectura e forma de ser do original. Conta com condições dignas de qualquer hotel quatro-estrelas: uma piscina enorme, vasto areal defronte a uma das melhores praias da Restinga, um bom restaurante e quartos modernos e confortáveis, todos eles com varanda e vista para o mar.

A celebração do réveillon no Terminus será um jantar buffet requintado com o melhor da gastronomia local e alguns pratos da gastronomia portuguesa, entre outras; custará 21.000 AKZ por pessoa (e metade do preço para crianças e jovens até aos 17 anos de idade) e não inclui bebidas. Haverá música ao vivo com a sempre cativante Banda Guitarra, causadores de memoráveis noites lobitangas, um DJ para animar a festa pela noite adentro, e claro, fogo de artifício.

Infelizmente, a esta altura do campeonato, já não há quartos disponíveis para os que pretendem hospedar-se no Terminus. Mas isto não é causa para alarme. Mesmo ali perto existe a Casa Rosa Hotel Residence, um belo hotel de charme localizado há 3 quilómetros (5 minutos de carro) do Terminus, com lindos quartos, uma piscina e um restaurante janto com vista para a Baía do Lobito.

A agência de viagens Benguela Turismo (+244 933 329 044) está a vender pacotes turísticos que contemplam uma estadia de 4 noites na Casa Rosa e a opção do jantar de réveillon no Terminus. O pacote inclui passagem aérea Sonair em classe económica, estadia de 4 noites em regime de alojamento e pequeno-almoço em quarto duplo e transfers entre o aeroporto e o hotel (e vice-versa) por 215.000 AKZ (2 adultos) ou 257.000 AKZ (1 adulto). Se preferir ficar no suíte júnior, o preço por casal é de 440.000 AKZ.

Sugestão para reveillon em Luanda: Hotel Epic Sana

Contudo, há vários motivos para permanecer em Luanda durante a passagem do ano. Percebe-se que nem todos vão a busca do sossego – outros vão a busca de um certo requinte, um certo cosmopolismo e um certo género de experiências que por agora, apenas a capital do país pode proporcionar. Há os que preferem mesmo a noite luandense, o réveillon à inconfundível moda desta cidade. Ao longo destes últimos anos, há um hotel em particular que tem se destacado no mercado festivo local: o Epic Sana, único 5-estrelas no centro da cidade de Luanda.

Inaugurado em 2012, este hotel rapidamente impôs-se como uma das principais unidades hoteleiras do país e tem uma oferta inigualável de serviços e comodidades: 50 apartamentos, 238 quartos, cinco restaurantes, uma discoteca, piscinas, spa, ginásio e parque de estacionamento subterrâneo. Talvez o ponto mais alto do Epic Sana – literal e figurativamente – é o Restaurante Kimera, localizado no vigésimo-primeiro andar do edifício e com uma vista magnífica sobre a cidade de Luanda, a Baía, e a Ilha do Cabo.

A principal escolha que fará ao optar por passar o réveillon no Epic Sana será se quer o jantar no Kimera ou no Origami, o restaurante do Epic com uma linda vista sobre a Mutamba, a Marginal e a Ilha do Cabo e que conta ainda com piscina e esplanada.

Mas antes disso, há que ver o pacote que o hotel oferece: duas noites de alojamento para 2 pessoas com pequeno-almoço buffet no Restaurante Terrakota, tratamento VIP no quarto à chegada, Noite de Gala (Kimera ou Origami), Cocktail de boas-vindas, Jantar de Gala com animação musical no dia 1 de Janeiro, serviços de babysitting em sala, acesso ao Sayanna Wellness SPA & Fitness Center e, por fim, late check-out.

Para os que optarem pelo Réveillon Kimera em quarto standard, o pacote fica por 464.000 AKZ (1.392 USD). Se quiser fazer um upgrade para o Suite Master, pagará 697.000 AKZ (2.090 USD). Já para os que escolherem o Réveillon Origami, o pacote no quarto standard fica por 387.000 AKZ (1.160 USD) e 590.000 AKZ (1.770 USD) na Suite Master. Reservas efectuadas até ao dia 10 de Dezembro têm 10% desconto sobre o valor do programa.

Mas não tem necessariamente de se hospedar no hotel para experienciar o famoso réveillon do Epic Sana. Vale a pena analisar as duas noites de gala que o hotel proporciona a pente fino para saber, ao detalhe, o que tem direito. Ambas começam às 19h30 e terminam pelas 2h00 da manhã.

Comecemos pelo Noite do Origami, onde o tema é “Cuban Vibes”. A noite começará com um cocktail de boas vindas; depois, tem livre acesso ao buffet do Origami, que conta com uma Estação do Mar (lagosta cozida ao vapor, carpaccio de polvo, e muito mais), um Sushi Bar, uma Estação de Saladas (salada de feijão verde, césar de frango panado, salada de pato caramelizado com frutos secos, etc.), Entradas, a Estação Quente (aqui encontrará garoupa ao sal, paella de peixes e mariscos, perna de borrego confitada e feijoada cubana, entre outros pratos principais), a Estação de Marshmallows, a sempre concorrida Estação de Sobremesas (mousse de chocolate de menta, tarte de maçã em massa filo, e mais) e, por fim, a Estação de Fruta.

A Noite de Gala do Origami fica a 85.000 AKZ (255 USD) por pessoa e inclui acesso VIP ao Switch Club até às 06h00 da manhã.

A Noite de Gala do Kimera é muito diferente. Afinal, este espaço já foi considerado como o Melhor Restaurante do Ano (Prémios LNL) e tem pretensões de o continuar a ser.  O dress code é black tie e o tema é “The sky is the limit”. Adivinha-se uma noite de glamour, onde a gastronomia é de inspiração japonesa.

A noite começa com o champagne de boas vindas, e logo a seguir serão servidas várias iguarias para ir “picando” (ou bebendo): shot de chá oriental, briwat de camarão, bolinhos de legumes, sushi, e fondue de novilho maturado. O jantar, todo ele com vários toques da cozinha  japonesa, será harmonizado com vários vinhos, a maioria deles portugueses. Começará com uma surpresa do Chef, seguida por Bombom de foie gras, Esfera de legumes, Medalhão de lagosta e Wonton Shitake, harmonizados com vinho branco Villa Maria Gewurztraminer; segue-se a sopa tradicional japonesa Ramen servida com vinho branco Monte Tondo Pinot Grigio.

O prato de peixe será o Robalo abafado numa tarte de batata, puré de ervilha e menta, servido com vinho branco Reserva Divai. O Sorbet Granny Smith numa calda de After Eight vai ser o tira-gosto antes do prato de carne: Novilho maturado braseado em flor de sal e emulsão de couve-flor e servido com vinho tinto Reserva Callabriga. Para terminar (se ainda conseguir, pois claro): Marquise de chocolate numa frescura de frutos vermelhos, acompanhado com champanhe Moet Chandon Brut.

A Noite de Gala do Kimera fica por 130.000 AKZ (390 USD) por pessoa e inclui acesso VIP ao Switch Club até às 06:00 da manhã.

Informações & reservas 
Email: rsv.luanda@epic.sanahotels.com
Tel. +244 222 642 600
Tlm. +244 930 405 621

Características

  • Aceita cartão Visa/Mastercard
  • Estacionamento
  • Evento profissional
  • Experiência Premium
  • Local a beira-mar
  • Ocasiões especiais

Cozinhas

  • Angolana
  • Portuguesa

Preços

  • KZ 0,00

Localização

Comentários (1)

  • Neus LuembaDez 2018

    Gostaria de ter sugestoes de areas onde posso passar a quarda festiva, mas em luanda.

Novo Comentário

Contactos

Horários

  • Monday -
  • Tuesday -
  • Wednesday -
  • Thursday -
  • Friday -
  • Saturday -
  • Sunday -
1 pessoas marcaram este sítio