Aberto há mais de duas décadas, o Restaurante Tamariz, na Ilha do Cabo, é um dos restaurantes mais antigos e famosos de Luanda. Contudo, se o leitor pensava que o restaurante estivesse fechado, compreendiríamos perfeitamente. É que ao longo dos últimos anos o restaurante passou por várias gerências – fechava, reabria, voltava a fechar e depois reabria novamente – mas agora, tudo indica que esta nova gestão veio mesmo para ficar.
O Tamariz sempre foi conhecido como um espaço descontraído para fazer praia, comer pizzas ou petiscos, e usufruir de um bom ambiente à beira mar. Durante uma época, numa das suas várias reincarnações, quis ser um restaurante de luxo. Hoje, voltou às suas raízes. A nova gestão da casa reabriu o espaço com um especial foco na inclusão; no menu, lê-se o slogan “Tamariz – restaurante para todos”.
O Espaço
Este lugar é enorme. O Tamariz tem vários ambientes: a praia, com espreguiçadeiras, serviço de bar e petiscos; o jango, onde está albergada a área de restauração ao ar livre; uma ampla pista de dança, entre o bar e o jango, que pode ser usada para outro tipo de eventos; um parque infantil para os pequeninos; e uma sala de eventos interior. Há ainda planos para uma área de lounge entre o restaurante e a sala de eventos interior.
Quando aqui vamos, gastamos mais tempo na zona da praia, que fica cheia aos fins de semana e feriados como qualquer outra praia da Ilha, e no jango, onde é possível termos refeições num ambiente arejado e confortável. De realçar que existe bastante espaço entre as mesas.
A Gastronomia
Fazendo jus às suas raízes, o Tamariz tem uma cozinha com influências portuguesas, brasileiras, italianas e angolanas. Entre as entradas, por exemplo, encontrará opções como Bruschettas de tomate e basílico fresco (1.800 AKZ), Cocktail de lagosta com abacate (4.700 AKZ) ou ainda o Mini Suppli (1.500 AKZ), que são bolinhos de arroz frito com bacalhau, aipo, queijo, coentros e molho de tomate.
As conhecidas pizzas do Tamariz (no menu contamos pelo menos 24) começam nos 2.300 AKZ para uma pequena e vão até aos 3.100 – 5.200 AKZ para uma grande; existe uma grande variedade de sabores e combinações. E como qualquer restaurante com influência italiana, há também uma variedade de massas e risottos, que variam entre os 3.200 aos 5.250 AKZ.
O forte do restaurante está na oferta do peixe nacional. O peixe do dia custa 2.250 AKZ (há também um prato de carne do dia, ao mesmo preço); a posta de garoupa grelhada no carvão (350gr) fica pelos 4.100 AKZ, e todos os dias o peixe em promoção é diferente. Há também lagosta, gambas, camarão, e mais. Mas as carnes não ficam atrás: o restaurante serve carnes de diferentes tipos grelhadas no carvão, incluindo Peito de perú (2.700 AKZ, 210gr), Bife de vazia (2.900 AKZ, 240gr), Bife de lombo (3.800 AKZ, 240gr), o Churrasquinho de carnes (picanha, febrinha de porco, frango, linguiça e bacon por 4.500 AKZ) e ainda o Naco de lombo na pedra (4.900 AKZ, 380gr). Todos os peixes e carnes têm diferentes opções de guarnições e molhos, que são incluídos no preço.
Uma típica refeição no Tamariz
Por ser um restaurante a beira-mar e trabalhar maioritariamente com produtos frescos, convém sempre perguntar ao garçon quais são os especiais do dia. Isto é especialmente pertinente quando se trata de peixe, o que mais comemos quando cá vamos.
Mas comecemos pelo princípio. Para nós, uma típica refeição no Tamariz começa com choco frito a beira-mar.
Há dias que gostamos de dar um mergulho antes do almoço. Depois, dependendo da nossa disposição, optamos pelo linguado grelhado na brasa, regado com sumo de limão, alho e ervas picadas e acompanhado por legumes salteados e batata rena.
Outra opção saborosa para os apreciadores de peixe é a garoupa grelhada no carvão. É uma posta suculenta de cerca de 350gr, que gostamos de acompanhar, à semelhança do linguado, com legumes salteados, batata, uma boa dose de azeite e uns pingos generosos de vinagre.
Mas nem sempre o resto da mesa é adepta do peixe – há sempre aqueles que não perdem a oportunidade de saborear um bom bife. Neste quesito o Tamariz também está bem servido, como se pode ver pelo bife com molho de cerveja: é uma das especialidades da casa.
Se estivermos em mood de praia e snacks, optamos sempre pela pizza, um dos clássicos da casa. A lista é extensa e o sabor não desaponta. O preço também ajuda.
Para beber, recomendamos vivamente os sumos naturais.
Tamariz Eventos
O Tamariz afirma-se cada vez mais como uma casa de eventos, desde cocktails corporativos a casamentos à beira-mar. Praticam preços mais competitivos que vários outros lugares na Ilha.
Ao sair...
Informe-se sobre a agenda cultural e festival do espaço. Há sempre alguma festa ou evento a acontecer em breve.
Tomato and Basil Bruschetta
KZ 1.800,00Lobster Cocktail with Avocado
KZ 4.700,00Mini Suppli
KZ 1.500,00Small Pizza
KZ 2.300,00Large Pizza
KZ 5.200,00Pastas and Risottos (most expensive)
KZ 5.250,00Daily fish special
KZ 2.250,00Daily meat special
KZ 2.250,00Charcoal-grilled grouper steak (350gr)
KZ 4.100,00Turkey Breat (210gr)
KZ 2.700,00NY Strip Steak (240gr)
KZ 2.900,00Filet Mignon (240gr)
KZ 3.800,00Churrasquinho platter (picanha, pork, chicken, sausage and bacon)
KZ 4.500,00Steak on a Stone (380gr)
KZ 4.900,00