Vais e Cais: Um clássico luandense Restaurantes

Vais e Cais, Ilha do Cabo, Luanda - Luanda
 13/07/2021

Publireportagem


O Vais e Cais é aquele tipo de restaurante que faz lembrar uma Luanda mais antiga, mais terra a terra, menos complexa. Esta sensação não vem por acaso: O Vais e Cais abriu as suas portas em 2011 e está localizado no interior do Clube Naval de Luanda, uma instituição fundada há 138 anos. Não é, portanto, um restaurante de modas, mas sim um espaço que se mantém consistente há uma década, sem nunca descurar da sua essência, a sua forma de ser, o seu ambiente único. A vista para a Baía de Luanda, a brisa deliciosa que por aqui entra e o cardápio variado são algumas das características deste clássico luandense.





O conceito e o espaço

Construído numa estrutura de madeira sobre a água, e totalmente virado para o mar e a Baía, o Vais e Cais é um restaurante descontraído, familiar e aconchegante. Prima pelo seu "bem servir e bem receber", e a gestão é orgulhosa do extenso menu que tem "de kitutes às refeições à sério, dos pratos locais com novos olhares e outros sabores." O espaço, de 110 lugares, é dominado pela madeira, pela linda vista (principalmente à noite), e pela sua tranquilidade. A aposta é na gastronomia local e na gastronomia portuguesa, e aventuramo-nos a dizer que o forte do Vais e Cais é mesmo o tratamento que dão ao peixe e ao marisco. Não vá o restaurante descurar de uma oferta local tão rica...



O Vais e Cais é um espaço versátil, propício para jantaradas de grupo ou algo mais intimista; serve tanto para um petisco e um copo como para algo muito mais elaborado. Importa também realçar que o projector e a tela gigante fazem deste lugar um bom sítio para ver jogos de futebol ou outro desporto qualquer.

A equipa

Este restaurante é a realização de um sonho antigo do seu proprietário João Oliveira, que infelizmente já não se encontra entre nós; a gestão do restaurante é agora assegurada pela sua filha, Cláudia Oliveira, que assim dá continuidade ao sonho do pai, e uma equipa de 36 colaboradores. Ainda há colaboradores que estão com o restaurante desde a sua abertura. E na cozinha, é a Chef Eva quem comanda.



O que comer

Os chefs e cozinheiros do Vais e Cais orgulham-se dos seus pratos, sendo que os mais procurados tendem a ser os de peixe e marisco. A carta da casa é bastante completa, e está dividida em várias secções: aperitivos, entradas, snacks, saladas, sopas, peixe, carne, marisco, massas, risottos, e, finalmente, as sobremesas. Nos dias de semana, ao almoço, pode sempre optar pelo prato do dia. E vá com apetite: as porções aqui são mais do que generosas.





Não são muitos os restaurantes em Luanda que levam a sua salada tão a sério como o Vais e Cais; recomendamos que experimente as saladas de gambas ou polvo. Ambas são servidas com alface, tomate, cenoura, maçã, melancia e laranja. Mas a influência do mar no menu do Vais é universal. O melhor prato de massa, por exemplo, é, sem dúvida, o Esparguete Negro (para 2 pessoas): O prato inclui peixe, gamba, choco, lagosta, quiteta, e caranguejo, tudo envolto num molho de natas; uma verdadeira celebração ao oceano. Outra 'celebração' que vale a pena provar é o Caril de frutos do mar, exemplo claro de como a gastronomia não tem fronteiras. Ao sabor indiano do caril é adicionado a frescura do peixe e marisco da costa angolana.





Entre os pratos de peixe, maior destaque vai para a imponente Espetada do Mar (com garoupa, camarão e choco), ou um prato que gostamos sempre de ver em menus: Cabeça de cherne grelhada (ou cozida, se for da sua preferência). 





No que toca aos pratos de carne, há alguns que a gerência faz questão de destacar. O Bife ao molho de cogumelos e natas é um deles, a Espetada de lombo e camarão o outro. Para um final adocicado, o Mousse de bolacha e o Pudim caseiro são sempre opções a ter em conta.







Bebidas

Sumos naturais, cervejas nacionais, vinhos (maioritariamente portugueses) e cocktails são algumas das ofertas da casa. Em breve, a casa vai ter uma carta de vinhos nova, com a inclusão de vinhos italianos e sul-africanos com excelente relação qualidade-preço.



O que nos reserva o futuro...

Tendo conseguido sobreviver não só a pandemia como o passamento físico do seu idealizador, o Vais e Cais encara o futuro com uma vontade de crescer cada vez mais, superar os desafios próprios da indústria e manter-se relevante e querido numa Luanda cada vez mais diferente." 

Características

  • Bom para comer sozinho
  • Bom para crianças
  • Bom para grupos
  • Bom para ver jogos
  • Esplanada
  • Estacionamento
  • Local a beira-mar
  • Permitido fumar
  • Vista bonita

Cozinhas

  • Angolana
  • Portuguesa

Preços

Saladas

  • Salada de gambas

    KZ 13.350,00
  • Salada de polvo

    KZ 13.350,00

Massas

  • Esparguete negro

    (2 pax)

    KZ 28.000,00

Marisco

  • Caril de frutos do mar

    KZ 18.500,00

Peixe

  • Espetada do mar

    KZ 13.500,00
  • Cabeça de cherne grelhada

    KZ 11.900,00

Carne

  • Bife ao molho de cogumelos e natas

    KZ 14.000,00
  • Espetada de lombinho e camarão

    KZ 11.000,00

Localização

Comentários (0)

Novo Comentário

0 pessoas marcaram este sítio